Início Geral Dia dedicado para debater sobre a água

Dia dedicado para debater sobre a água

Suilan Conrado
[email protected]

O último 22 de março, sexta-feira, foi o Dia Mundial da Água. Para marcar a data, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), através do Comitê Pardo e Programa Unisc-Escola, promoveu uma série de atividades voltadas ao tema. O público alvo foram estudantes de ensino médio, que participaram de oficinas e palestras no campus central.
Dentre as ações desenvolvidas estavam: oficinas práticas relacionadas aos bioindicadores da qualidade da água, aquífero Guarani, reaproveitamento do óleo de cozinha saturado para fabricação de sabão, exibição do documentário Cool It – O Ambientalista Cético e palestra sobre a estação meteorológica da Unisc – Índices Pluviométricos, ministrada pelo professor Marcelino Hoppe, docente do Departamento de Engenharia.

Verushka Goldschmidt Xavier


Estudantes participaram de oficina sobre bioindicadores da qualidade da água nos laboratórios da Unisc

Aproximadamente 180 estudantes vindos do Instituto de Educação Ernesto Alves (Rio Pardo), Escola Estadual Estado de Goiás (Santa Cruz) e Colégio Estadual Monte Alverne, prestigiaram as ações.

COMITÊ PARDO

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, instalado em 23 de março de 1999, é um órgão deliberativo com força legal, apoiado em leis federais e pela Legislação Estadual de Recursos Hídricos, responsável pela gestão das águas nas Bacias Hidrográficas.
O Comitê é constituído por 40% dos usuários da água, 40% de representantes da sociedade civil e de 20% de órgãos públicos federais e estaduais.

UNISC-ESCOLA

O Programa Unisc-Escola visa aproximar a Universidade de Santa Cruz do Sul e as escolas, possibilitando que alunos e professores aproveitem diversas ações e atividades voltadas ao conhecimento e à troca de experiências.