Início Especiais Dia do Nutricionista: O profissional que se dedica a boas práticas alimentares

Dia do Nutricionista: O profissional que se dedica a boas práticas alimentares

Data em homenagem aos profissionais é celebrada em 31 de agosto – Freepik

O Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, marca a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949. O objetivo da criação dessa associação foi desenvolver estudos e práticas melhores acerca da nutrição e alimentação saudável. A ABN, após um período, foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente é denominada Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

Em 24 de outubro de 1939, foi criado o primeiro curso de Nutrição do Brasil, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com duração de um ano, ministrado em tempo integral, dividido em quatro períodos. Em 1966, o período para a conclusão passou para três anos.

Em 1972, o Ministério da Educação estabeleceu que tais cursos teriam a duração de quatro anos, divididos em oito semestres. A Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967, regulamentou a profissão do nutricionista. Em 20 de outubro de 1978, foi sancionada a Lei nº 6.583, que criou os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional. A instalação dos Regionais foi feita a partir de 1980.

A criação do primeiro Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, em 1972, impulsionou a criação dos cursos de Nutrição e o mercado de trabalho para os nutricionistas. Consequentemente, a profissão se expandiu dos hospitais e Serviços de Alimentação da Previdência Social (SAPS) para efetivamente assumir as escolas, os restaurantes de trabalhadores, docência, indústria, marketing, nutrição em esportes, saúde suplementar, núcleos de assistência à saúde da família. Esta ampliação de áreas se mantém até hoje.

A formação e o desenvolvimento das habilidades profissionais devem ser alvo de constante luta das instituições que representam os interesses da sociedade, para assegurar uma saúde de qualidade e universal.

O que é alimentação saudável?

Uma Alimentação Saudável é aquela preparada com cuidados de higiene e oferece todos os nutrientes em quantidades adequadas a cada pessoa. Os nutrientes são as proteínas, os carboidratos, as gorduras, as vitaminas e os minerais, além das fibras-substâncias que nos ajudam a crescer, a nos desenvolver e a nos fortalecer, prevenindo doenças.

Prato Saudável: alimentos de qualidade, coloridos, variados e equilibrados, livres de contaminação por bactérias e produtos químicos. Um ser humano saudável é aquele que vive em estado de bem-estar físico, mental e social. É uma pessoa que ri, anda, corre, trabalha, se diverte e participa da vida familiar e da comunidade. A alimentação inadequada pode ser a causa ou contribuir para a perda da saúde. A falta ou excesso de alimentos pode levar a várias doenças como a desnutrição, obesidade, anemias, diabetes e hipertensão, entre outras. Todas as pessoas têm o direito humano a uma alimentação saudável em todas as fases da vida.

Dicas de bons hábitos

• Faça, pelo menos, três refeições por dia (café da manhã/almoço/jantar). Entre estas refeições devem ser feitos pequenos lanches à base de fruta ou suco de fruta, sem adição de açúcar;
• Beba bastante água, de preferência fora das refeições. O organismo precisa estar sempre hidratado;
• Lave sempre as mãos e os alimentos antes de consumi-los. A higiene é fundamental na busca por uma melhor qualidade de vida. (Fonte CFN)