
Neste dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Pintor, profissional responsável pela proteção e decoração de paredes e outras superfícies através da aplicação de tintas ou outros materiais semelhantes. Além de protegerem as paredes de sua casa dos efeitos da umidade, eles também adicionam mais cores em nossas vidas, tornando ambientes mais felizes e harmônicos.
O dia do pintor é comemorado na mesma data em que é celebrado São Lucas, o evangelista, padroeiro dos pintores. O santo era um médico que viveu na cidade grega de Antioquia, onde ficava a antiga Síria. De acordo com registros históricos e bíblicos, ele teria convivido com os 12 apóstolos de Jesus.
A ligação de São Lucas com a pintura vem de uma tradição cristã, que defende a história de que ele foi o primeiro iconógrafo e o primeiro a pintar uma imagem da Virgem Maria, a mãe de Jesus, bem como dos apóstolos Pedro e Paulo. Por estas crenças que diversas instituições religiosas ligadas ao santo protegiam e reuniam a classe de pintores.
No mercado da construção civil, o salário de um pintor profissional pode variar de acordo com seu modelo de negócio, o lugar onde está instalado, sua qualificação profissional e as variáveis de seu trabalho. Para não ficar atrasado em relação à concorrência é importante sempre buscar capacitações em instituições de ensino que ofereçam conteúdos modernos, aulas práticas, teóricas e um certificado de conclusão.
O salário de um pintor que trabalhe contratado por empresas costuma girar entre um salário mínimo e R$ 3.500,00 de acordo com o trabalho que realiza e sua capacitação profissional. Os pintores autônomos, que já possuam um cadastro razoável de clientes regulares, conseguem rendimentos de até R$ 5.000,00.

Representação
No Brasil, a principal organização que representa a classe de pintores é a Associação Brasileira dos Pintores Profissionais (Abrapp), que lidera o movimento “Brasil por um Pintor Melhor”, que luta pela valorização dos profissionais da área, bem como pelo objetivo de levar aos trabalhadores a noção de necessidade de se formalizarem profissionalmente.
De acordo com o site da associação, alguns dos principais motivos de sua existência estão relacionados à necessidade que profissionais identificaram em conscientizar pintores sobre a importância da segurança no trabalho, como o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para evitar intoxicações; a formalização dos profissionais, o que garante à categoria um melhor reconhecimento ante a sociedade; e também sobre os cuidados com a sua imagem, pois, segundo o site da Abrapp, “quando a maioria dos Pintores brasileiros se preocuparem com sua imagem, a sociedade irá nos enxergar com mais respeito”.
São Lucas e a Bíblia
Na Bíblia, São Lucas é apontado como autor do “Evangelho segundo São Lucas”, o terceiro dos quatro evangelhos canônicos, que relatam a vida de Jesus de Nazaré, detalhando acontecimentos ao longo de sua vida até sua ressurreição, como afirmam os registros religiosos.
Os estudiosos da Bíblia estão em amplo consenso de que o autor do Evangelho de Lucas também escreveu o Atos dos Apóstolos. Muitos acreditam que o Evangelho de Lucas e o Atos dos Apóstolos originalmente constituíam uma obra de dois volumes, que os estudiosos chamam de Lucas-Atos.















