Início Especiais Dia do Pintor | Os responsáveis por colorir o nosso mundo

Dia do Pintor | Os responsáveis por colorir o nosso mundo

Hoje, 18 de outubro, é celebrado o Dia do Pintor. Data foi escolhida para homenagear o Evangelista São Lucas, o padroeiro dos profissionais deste ramo

Pixabay

Luísa Ziemann
[email protected]

A pintura é uma das formas de expressão primitivas da humanidade. Prova disso são as pinturas rupestres, que demonstram que os homens das cavernas já buscavam uma forma de se comunicar, registrar seu cotidiano e mostrar como viam o mundo. Atualmente, a função dos profissionais que atuam com a pintura é essencial para as áreas de decoração e construção civil. Por meio do trabalho feito com pincéis, massas e rolos, é possível tornar espaços mais aconchegantes e transmitir sentimentos e emoções às pessoas que interagem com eles. Hoje, dia 18 de outubro, é celebrado o Dia do Pintor.
A data foi escolhida para homenagear o Evangelista São Lucas, o padroeiro dos pintores. Isso porque, conforme os relatos registrados na Bíblia, o santo também possuía habilidades com a pintura. De acordo com registros históricos, além de pintor, São Lucas foi escritor, médico e era considerado iconógrafo. Segundo a tradição, a primeira pintura de Virgem Maria é atribuída a ele.
Desde a Idade da Pedra, a arte da pintura é utilizada como forma de expressão. Os homens primitivos usavam tintas extraídas da natureza para fazer desenhos e pinturas nas paredes das cavernas. Nos tempos modernos, esta arte se transformou em uma profissão que leva alegria e cor a diversos tipos de ambientes em todo o mundo. No mercado da construção civil, este profissional responsável pela proteção e decoração de paredes e outras superfícies através da aplicação de tintas ou outros materiais semelhantes. Além de protegerem as paredes de sua casa dos efeitos da umidade, eles também adicionam mais cores em nossas vidas, tornando ambientes mais felizes e harmônicos.
E é por isso que, atualmente, não apenas pintores que trabalham utilizando telas têm habilidade para criar verdadeiras obras de arte. Existe também o reconhecimento da pintura como objeto de decoração de ambientes, já que é ela que traduz sensações e sentimentos por meio da combinação correta de cores e texturas nas tintas. Para atuar como pintor de paredes, pode ser feito um curso técnico no Serviço nacional de aprendizagem industrial (SENAI) ou cursos oferecidos por lojas de material de construção, grandes lojas de tintas e fabricantes de tintas. Além disso, também é possível aprender a profissão atuando como ajudante de pintor.