
Em 28 de outubro de 2013, um grande evento comemorou, pela primeira vez, o Dia do Produtor de Tabaco no Brasil. A sede foi Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande do Sul, estado responsável por mais de 50% da produção brasileira. Em 2014, Santa Catarina comemorou a data, em evento realizado para cerca de mil pessoas, em Canoinhas. Este ano, o dia 28 de outubro será especial para os produtores de tabaco do Paraná, que estarão reunidos no Centro de Eventos Martins, no município de Rio Azul.
Formada pela Afubra, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaep), Federação da Agricultura e Pecuária (Faep) e Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), com o apoio da Prefeitura de Rio Azul, a Comissão Organizadora do evento está definindo a programação. Os produtores interessados em participar devem procurar o seu sindicato – Sindicato dos Trabalhadores Rurais ou Sindicato Rural, ligados à Faep ou à Fetaep – para fazer a sua inscrição. A participação é restrita a produtores previamente inscritos.
Sobre o dia 28 de outubro
Comemorado mundialmente no dia 28 de outubro, o Dia do Produtor de Tabaco foi oficializado nos três Estados da Região Sul do Brasil:
• O Rio Grande do Sul foi o primeiro a oficializar a data ao aprovar o projeto de autoria do deputado estadual Heitor Schuch. A lei nº 14.208 passou a vigorar em 6 de março de 2013;
• Santa Catarina instituiu a data no dia 11 de setembro de 2013 (lei nº 16.114), proposta pelo deputado estadual Mauro de Nadal;
• No Paraná, a lei nº 17.729, de 23 de outubro de 2013, foi resultado da proposta do deputado estadual Antonio Anibelli Neto.














