Início Especiais Dia do psicólogo: o profissional que todos precisamos

Dia do psicólogo: o profissional que todos precisamos

A complexidade do mundo que vivemos serve frequentemente como uma porta para entrarmos em conflito com nossa mente, o que faz com que criemos medos, traumas e receios que limitam a vida de qualquer indivíduo. Para resolver problemas como estes, relacionados à mente e o comportamento humano, que surge o psicólogo, profissional que tem seu ofício celebrado nesta terça, dia 27.
O dia do psicólogo é comemorado nesta data porque, em 27 de agosto de 1962, o então presidente João Goulart sancionou a Lei 4.119, que tornava a psicologia oficialmente uma profissão reconhecida legalmente. Isso só foi possível devido a uma grande mobilização de diversos profissionais da área, que lutaram para que tal direito fosse garantido.
Estima-se que a psicologia tenha surgido no final do século XIX, de uma separação da filosofia, que estudava a mente humana em um nível mais coletivo, por vezes deixando de lado uma perspectiva individual. Foi nessa época que surgiu um dos primeiros (se não o primeiro) laboratório de psicologia, criado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879, servindo também como escola de formação da primeira geração de psicólogos.
Atualmente a presença de um psicólogo na vida de qualquer pessoa tem se tornado cada vez mais fundamental. Sem restrições, o profissional pode ser indicado para nos ajudar a lidar com questões que nos tragam insatisfação em qualquer âmbito, seja ele profissional, pessoal, amoroso ou financeiro. É a partir dele que podemos entender as limitações e frustrações criadas pela mente, permitindo, assim, que nos tornemos pessoas melhores e mais felizes.