Início Especiais Dia Nacional da Saúde enfatiza uma vida mais saudável

Dia Nacional da Saúde enfatiza uma vida mais saudável

Ana Souza
[email protected]

Na segunda-feira, dia 5 de agosto, celebra-se o Dia Nacional da Saúde, como enfoque a data traz os cuidados com a saúde e qualidade de vida. Lembrada mundialmente no dia 7 de abril, foi instituída em território nacional no dia 5 em virtude de uma homenagem ao médico Oswaldo Cruz que nasceu nesta data no ano de 1872. Muitos foram os feitos do médico que ingressou na faculdade de medicina na adolescência, aos 15 anos, e aos 19 anos especializou-se em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. Em 1903, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente a Ministro da Saúde. Durante o período que atuou na saúde pública, lutou contra a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.
Oswaldo Cruz marcou seu nome na história da Medicina, sendo que na época de sua gestão ocorreu a Revolta da Vacina, em 1904. A população manifestou-se contra a obrigatoriedade da vacina antivaríola, porém quatro anos depois devido à epidemia da doença, o povo foi em peso aos postos de saúde e reconheceu o valor do médico. Por sua luta em prol da saúde a homenagem ao médico deve ser lembrada através de atitudes voltadas para uma vida mais saudável, além de conscientização política, pois o governo é quem responde pela saúde pública com foco no saneamento básico, manutenção das áreas verdes e coleta de lixo. São hábitos essenciais para que a população viva em um ambiente adequado.

Fotos: Divulgação/RJ

Exercícios físicos: um dos principais elementos para manter o corpo em dia


Homenagem ao médico Oswaldo Cruz originou o Dia Nacional da Saúde

_________________________________

Recrudescimento da coqueluche

O aumento dos casos de Coqueluche tem preocupado os Pediatras e  demais profissionais da saúde, pois só no ano de 2012 foram  registrados 74 óbitos e práticamente todos em crianças com idade  inferior a 6 meses. Segundo dados do Ministério da Saúde,quase  dobrou o numero de casos registrados em 2012,em relação ao ano anterior.
O ressurgimento da Coqueluche acontece principalmente porque a  vacina não tem efeito permanente e também porque muitas crianças  não fazem  os reforços recomendados. Além disso os adultos  são, “portadores sãos” não tem a doença, porém  transmitem os bacilos para as crianças.Isso acontece principalmente com os pais,avós, cuidadores e adolescentes.
Felizmente hoje dispomos no mercado  da Vacina DTP ACELULAR que é recomendada como reforço  para adolescentes e adultos e que além de prevenir contra a Coqueluche,também previne contra o Tétano e a Difteria.
É também de grande importância a indicação dessa vacina para a gestante.Dessa forma ela estará transferindo anticorpos para o bebê, assegurando-lhe imunidade nos primeiros meses de vida, quando a Coqueluche é doença grave e pode levar ao óbito.
Diante dos preocupantes dados referentes à incidência e às  consequencias da Coqueluche,faz-se urgente a adesão à vacinação. O Ministério da Saúde recomenda a DTP ACELULAR para gestantes de preferência após 20a semana de gestação, podendo ser administrada ao mesmo tempo com a Hepatite B e a Gripe.

Texto: Centro de Vacinas, Santa Cruz do Sul