Início Geral Dia Nacional da Saúde: uma data para reflexões e conscientização

Dia Nacional da Saúde: uma data para reflexões e conscientização

Data é celebrada desde 1967, para esclarecer a população e pensar a respeito do sistema brasileiro no setor

Banco de Imagens/RJ
Poder Executivo, através da Secretaria da Saúde, promove
mensalmente ações de prevenção e promoção do bem-estar

Luísa Ziemann
[email protected]

Celebrado anualmente em 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde é uma alusão ao nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz. Esse profissional foi um importante personagem na história do combate e da erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século passado. Nascido em 5 de agosto de 1872, ele foi responsável pela criação da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, sediada no Rio de Janeiro.


Além disso, Oswaldo foi fundador da Academia Brasileira de Ciências. Desde o dia 8 de novembro de 1967, através da Lei 5.352, de iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação e Cultura, a data de seu nascimento tornou-se oficialmente o Dia Nacional da Saúde. O objetivo é conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância dos cuidados com a saúde e promover reflexões sobre o sistema brasileiro do setor.


A secretária de Saúde de Santa Cruz do Sul, Daniela Dumke, destaca que no município são desenvolvidas, ao longo de todo o ano, ações voltadas à promoção dos cuidados sanitários. “A cada mês, um tema específico é trabalhado nas unidades de saúde municipais. Na próxima sexta-feira, por exemplo, será realizada uma atividade diferenciada nas salas de espera das unidades básicas, com os profissionais e agentes de saúde, voltada à orientação da população e descrevendo todos os serviços presentes na rede básica municipal”, adianta. “A sala será preparada com temas específicos e as equipes estarão prontas para orientar o público sobre tudo o que o município tem a ofertar na rede municipal de saúde e tirar dúvidas relacionadas à prevenção.”


Daniela salienta que há diversas ações que merecem destaque quando o assunto é saúde no município. “Dentre elas, a implantação de dez leitos de UTI adulto, a ampliação dos leitos de UTI pediátrica, a ampliação do centro cirúrgico, a ampliação e reforma do Hospital Monte Alverne, bem como a criação do Centro de Referência ao Idoso, a implantação da Política das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e muitas outras ações nas unidades básicas, em que, a cada mês, são trabalhados diversos temas com questões lúdicas”, enumera.


A secretária também destaca que houve ampliação do horário de funcionamento nas unidades, que agora contam com atendimento noturno em Santa Cruz do Sul, das 17h30 às 20h30. “Temos que entender a importância da saúde no nosso dia a dia. É o que a gente vem buscando desenvolver no município, fazendo com que as pessoas se envolvam na prevenção e na promoção de saúde”, reitera. “O Dia Nacional da Saúde é importantíssimo para termos como referência, mas entendemos que todos os dias são de suma importância para o desenvolvimento da saúde como um todo”, sublinha.