Início Geral Mais segurança: Santa Cruz vai ter simulado Novo Cangaço

Mais segurança: Santa Cruz vai ter simulado Novo Cangaço

Ação faz parte do Plano de Defesa da Cidade, com foco no treinamento contra assalto a estabelecimentos bancários

Foto: Divulgação/RJ
Simulado ocorrerá no período noturno e terá como alvo a agência central do Banco do Brasil

Ana Souza
[email protected]

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) anunciou nessa terça-feira, 2, uma ação que movimentará Santa Cruz do Sul no dia 5 de setembro próximo. Dentro do Plano de Defesa da Cidade (PDC), a corporação realizará o simulado intitulado “Novo Cangaço”. A temática está pautada no gerenciamento de crises, sob orientação do Comando-Geral da Brigada Militar, para chamar atenção de toda a região, a fim de que os municípios estejam preparados em caso de ocorrência de grande porte. Haverá um treinamento de combate a assalto a estabelecimento bancário.

Fotos: Ana Souza
Coronel Moresco: “Nosso objetivo é proporcionar ainda mais segurança”


O alvo da ação simulada será a agência central do Banco do Brasil, onde será feito todo o passo a passo da ocorrência, com assalto, perseguição aos criminosos e captura. Esse delito, conforme dados do CRPO, costuma acontecer onde existe uma central de valores de grande porte, como o Centro Regional de Distribuição de Dinheiro (Ceret). O plano é formado por metodologias de prevenção e reação, fazendo um aporte para a segurança da comunidade. A expressão Novo Cangaço é de meados de 1990, oriundo do Nordeste do País, para se referir às quadrilhas que tinham ações agressivas de membros de facções e atuavam em cidades pequenas com a prática de crimes.

Tenente-coronel Schoenfeldt: “Queremos prevenir esse tipo de ataque”


O comandante do CRPO/VRP, coronel Giovani Paim Moresco, explicou que o simulado servirá para uma avaliação do desempenho dos agentes de combate aos crimes da região. “A ação será na área central, no período noturno e envolverá diversas forças de segurança. Estamos noticiando para que a população não fique assustada e tenha conhecimento de que se trata de um exercício de simulação. Será dado todo o suporte de segurança aos participantes e, inclusive, cuidados com a área em que será realizado. Iniciaremos no perímetro urbano e encerraremos no rural. O recado será dado: ‘Não venham (os criminosos) para cá porque a comunidade está preparada’”, frisou.


O comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da BM e chefe do Estado-Maior Regional, tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt, destacou que o simulado colocará em prática o plano tático de reação a ataques de grandes proporções. “Escolhemos o Banco do Brasil por ter inserido nele o Ceret, o qual chama a atenção dos criminosos por abrigar valores avultantes. A iniciativa fará com que os agentes possam ter o conhecimento real do que venha a acontecer em um possível ataque a agências bancárias na região. Esse formato de simulado já foi realizado em outras cidades e abrangerá todos os municípios da região. Do final do ano passado até março deste ano, fizemos a elaboração e o treinamento em todo o Estado. A partir deste período passou a ser exercitado”, explicou.