
Sara Rohde
[email protected]
A 1ª Semana do Lixo Zero contou com intensa programação que segue com atividades de sustentabilidade até o próximo domingo, dia 27. O objetivo principal do evento é mobilizar a população em ações de conscientização e preservação do meio ambiente. Idealizada pelo Instituto Lixo Zero (ILZ) a semana serve para alertar sobre a importância da redução, gestão e encaminhamento correto do lixo.
Entre as atividades ocorreram palestras, rodas de conversa e ações de conscientização. Na última quarta-feira, 23, teve o Dia D com o objetivo de diminuir o uso de sacolinhas plásticas, a principal vilã da natureza. A ação, realizada no supermercado Miller em parceria com o Senac e a Sicredi, buscou orientar a sociedade sobre o uso das sacolas retornáveis de tecido.
Segundo a embaixadora Lixo Zero no município, a engenheira ambiental Débora Leonhardt da Silva, a mobilização contou com uma adesão significativa e várias pessoas publicaram nas redes sociais. “Ainda temos muito trabalho pela frente, existe muita restrição por parte da população a deixar de usar as sacolas plásticas convencionais e substituir pelas de pano ou caixas de papel”, frisou. “As pessoas não têm conhecimento do impacto das sacolas no meio ambiente, em especial ao descarte irregular deste tipo de material”, finalizou Débora.
Nesta sexta-feira, 24, a partir das 9 horas, a Semana do Lixo Zero contará com limpeza de área degradada na Usina de Triagem, uma realização do SEMASS, COOMCAT e Reflorest. A oficina Lixo vira Luxo também marcará a sexta-feira, a partir das 14 horas com a presença da engenheira Débora Leonhardt da Silva, na Escola Paraíso Infantil. Já às 14h30 tem visita à Usina de Triagem com a COOMCAT.
No sábado tem Pilates ao Ar Livre na Praça da Pasqualini, a partir das 9 horas, uma realização do Duo Life Centro Integrado. Às 11 horas uma roda de conversa na Educar-se marcará a programação, é o Bioeducar-se: uma visão sistêmica da sustentabilidade.
E no último dia da Semana do Lixo Zero, no domingo, haverá mateada com bate-papo no Parque Europa a partir das 15 horas. Na ocasião será realizada a Feira de Adoção do Canil Municipal e a Feira de Artesanato.
Para finalizar, na segunda-feira, 28, serão apresentados os resultados da 1ª Semana do Lixo Zero nas redes sociais.














