Início Sem categoria 'Dois Meninos' será lançado neste sábado

'Dois Meninos' será lançado neste sábado

A obra de Leonardo José Andriolo será lançada na Livraria e Cafeteria Iluminura

Santa Cruz do Sul mais uma vez será palco de lançamento de livro. Desta vez quem divulga a mais nova obra literária é o autor natural de Caxias do Sul, mas residente no município, Leonardo José Andriolo. Juntamente da editora Coralina o escritor convida a todos para o evento que acontece neste sábado, 28, na Livraria e Cafeteria Iluminura, a partir das 14 horas.
Para o escritor o lançamento é de certa forma um momento de resistência. “A editora Coralina está ganhando um bom destaque em um momento não muito interessante para a literatura, mas eu acho que escrever é um ato de resistência, então vale a pena dedicar um pouco de tempo para se ler a algo mais profundo e esta é a proposta”, explicou.
O livro de contos intitulado ‘Dois Meninos’ aborda uma história um pouco familiar. Segundo o autor, a obra é uma coletânea de 12 contos. Mas o que dá título ao livro é o conto Dois Meninos. “É uma daquelas histórias que a gente não escolhe escrever, mas que nos chama, porque os dois meninos são meu pai e meu tio, já que os dois foram muito próximos sempre. Apesar da diferença de idade ser pequena, apenas dois anos, se criaram juntos na região de imigração italiana, lá em Caxias do Sul”, disse.
Leonardo destacou que os dois desde pequenos sempre foram parceiros um do outro, uma amizade que persistiu até o final da vida deles. Quando já estavam com mais de 80 anos, viúvos, se aproximaram novamente e esse momento, essa história, me causou uma certa emoção”, explicou.
Segundo Leonardo em determinado momento os dois estavam conversando sobre a partida deste plano e que não queriam incomodar a família, por isso disputavam quem ia morrer primeiro, e cada um achava que deveria ser o primeiro, então disseram vamos juntos. “Passaram-se 10 anos daquele momento, e meu pai com 93 anos adoeceu e baixou hospital. Meu tio sem saber o que estava acontecendo com meu pai também se sentiu mal e acabou sendo hospitalizado. Em resumo: meu pai faleceu no dia 25 de dezembro de 2017, no Natal, e meu tio acabou partindo 13 dias depois, então são coisas que mexem um pouco com a gente”, destacou.
Conforme o autor, o livro aborda outras coisas que ele prefere deixar para quem ler os contos. Outras histórias já foram publicadas na coletânea Nem te Conto, de Santa Cruz do Sul, algumas ainda estavam guardadas, então surgiu a oportunidade de escrever e publicar esta edição.