Início Geral Ecologia | Uma nova ideia de sustentabilidade na região

Ecologia | Uma nova ideia de sustentabilidade na região

Espaço urbano de hortas compartilhadas fornece alternativa de alimentação e conexão com a natureza

Jainer Valdez Regert, Lauren de Castro Regert e Suelen de Castro Regert

Lucca Herzog
[email protected]

Em meio à expansão das cidades e à crescente necessidade de fornecer alimentos nutritivos para as famílias urbanas, a Plantar Juntos surge como uma alternativa que visa conciliar a produção de alimentos saudáveis com a preservação do meio ambiente e a conexão com a natureza. É o novo conceito de hortas compartilhadas.

Localizada no bairro Verena, Rua Professor Cristiano Schmidt, 430, a Plantar Juntos promove a cogestão de canteiros, permitindo que as famílias utilizem e cultivem os espaços urbanos compartilhados, proporcionando assim acesso diário a um ambiente propício para a criação de momentos familiares em harmonia com a natureza. O espaço conta com canteiros com irrigação automática, coleta de água da chuva, sistema de cobertura individual, mudas para replantio, ferramentas necessárias e suporte para todas as etapas produtivas.

Jainer Regert, idealizador da iniciativa, conta que a ideia surgiu em 2018, quando buscava uma maior conexão com a natureza e uma desaceleração na rotina. “Um dos hobbys que eu desenvolvi foi estar em contato com horta e plantio. Isso me fez um bem muito grande, pra minha filha, minha família. Surgiu então essa ideia de expandir, de trazer mais gente com esse contato com a natureza, com alimentos orgânicos, em que se participa do processo produtivo”.

Jainer ressalta que, antes da inauguração, 70 % dos espaços já estavam alugados. Além das famílias usuárias dos canteiros, o empreendimento já conta com a parceria de universidades. A iniciativa é incubada na Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Itunisc), onde se busca desenvolver novos produtos e serviços relacionados à agricultura urbana, além de contar com o apoio da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) para buscar soluções agroecológicas de produção.

“Eu percebo que tem cada vez mais espaço para essas atividades” observa Jainer. “Elas tiram da rotina acelerada, te colocam em contato com a natureza, com as pessoas acompanhando o processo produtivo. A gente vê que tem sim uma busca da comunidade e das instituições em participar e apoiar. Famílias que nunca haviam plantado, por exemplo, estão plantando”.

A advogada Joice Raddatz, que ocupa um dos canteiros do espaço, explicou que sempre quis ter uma horta própria: “Como moro em apartamento, veio a calhar. Conheci o Jainer, e em outubro plantei um canteiro aqui. Trouxe minhas sobrinhas, e elas adoram. Eu sempre tive essa conexão com a terra, e agora isso é um retorno, uma terapia. Significa reenergizar a essência do ser humano, o alimento – sem agrotóxico -, a conexão com a natureza, com a vida”.

Joice e Laci Raddatz
Fotos: Lucca Herzog

Projeto social

Com o propósito definido de contribuir para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 2 (ODS 2) do Pacto Global de 2030, que busca garantir alimentação segura, nutritiva e suficiente para todos, a Plantar Juntos empenhada em democratizar o acesso à produção de alimentos por meio da agricultura agroecológica em áreas urbanas.

Como parte de sua visão de expansão, a Plantar Juntos busca estender seu modelo para hortas condominiais, corporativas e residenciais, oferecendo suporte e orientação para que mais pessoas se juntem ao movimento da produção de alimentos saudáveis em seus próprios espaços, além de estudar a viabilidade para a criação de uma rede de microprodutores urbanos, visando proporcionar renda e segurança alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Dentro da horta, há também o “Espaço Bem Nutrir”, cuja produção é destinada a entidades sociais, contribuindo para a alimentação de entidades que atendem pessoas em vulnerabilidade. Além disso, a Plantar Juntos se empenha em disseminar conteúdo educativo sobre a importância do meio ambiente e da alimentação saudável, promovendo a conscientização sobre a possibilidade de cultivar alimentos sem o uso de produtos químicos.