Guilherme Athayde
[email protected]
O deputado estadual pelo PMDB, Edson Brum, cumpriu agenda em Santa Cruz do Sul nesta segunda-feira, 7. Brum aproveitou para fazer uma visita ao Riovale Jornal, para anunciar o avanço nas tratativas para tornar Santa Cruz como referência no tratamento oftalmológico. A ideia é credenciar o Hospital Santa Cruz junto ao SUS como Unidade de Atenção Especializada em Oftalmologia de Alta Complexidade.

Segundo o deputado, os esforços pela causa já ocorrem há cerca de 90 dias. Atualmente, pacientes que necessitam do tratamento em Santa Cruz precisam se deslocar até Faxinal do Soturno. Brum destaca que o assunto já está pronto para ser debatido na comissão que debate o caso a nível estadual, que se reúne em setembro.
“Tu levar um cidadão para fazer uma cirurgia de catarata, de Venâncio Aires, ou de Pantano Grande, até Faxinal do Soturno, tem uma despesa para as prefeituras. Mas até Santa Cruz é mais barato, então a localização é um avanço. O Hospital Santa Cruz, por ser Universitário, oferece ótimas condições. E tem o problema do pós-operação, que se der qualquer problema, precisa retornar. Se estiver em Santa Cruz, a despesa é menor”, aponta o deputado.
A Coordenadoria Regional de Saúde repassa uma quantia mensal ao hospital em Faxinal do Soturno, que seria realocada para o Hospital Santa Cruz realizar os atendimentos. Como o maior número de atendimentos será deslocado para o municipio do Vale do Rio Pardo, em tese, a comunidade faxinalense não irá perder nada, prevê Brum. A previsão é que até outubro a unidade já esteja possibilitada a realizar os tratamentos na região.
Antes, o deputado esteve reunido com o diretor geral, Vilmar Thomé, e o diretor administrativo, Egardo Orlando Kuentzer, quando recebeu informações atualizadas e a reiteração do pedido de apoio. “Faremos todo o esforço para alcançar esta conquista, pela importância que esta especialidade trará para a região”. Além disso, o hospital tem todas as credenciais para fazer um ótimo atendimento, já que é reconhecido como referência em alta complexidade em outras áreas, como a procedimentos cardiovasculares, traumato-ortopedia e terapia nutricional enteral e parenteral.














