Início Geral Educação sem gênero e sem preconceito

Educação sem gênero e sem preconceito

O banheiro sem gênero da Univates foi adequado para garantir acessibilidade a todos

Sara Rohde
[email protected]

A Universidade do Vale do Taquari (Univates), campus de Lajeado, deu um passo à frente em questão de humanidade. Isso porque a instituição de ensino adequou recentemente novos banheiros aos alunos, são os banheiros sem gênero. A iniciativa nasceu da Política de Respeito às Individualidades, aprovada pelo Conselho Universitário em dezembro de 2016. 
Para a Doutora em Direito e Pró-reitora de Ensino, Fernanda Storck Pinheiro, a aprovação da adequação visa garantir um ambiente acessível a todos, “com esse documento a Univates se comprometeu em assumir o compromisso de proporcionar um ambiente de aprendizagem acolhedor e de respeito para todos os membros da comunidade acadêmica, respeitando-se características de cunho étnico-racial, religioso, cultural, territorial, físico-individual, geracional, de diferentes expressões de gênero e da sexualidade, de opção política, de nacionalidade, dentre outras, independentemente de posição social”. A Pró-reitora diz esperar que todos os membros da comunidade acadêmica possam ser respeitados e apoiados em suas individualidades.
Uma das ações programáticas da Política de Respeito às Individualidades está de acordo com o art. 6º da Resolução CNCD/LGBT 12/2015, da Secretaria de Direitos Humanos, que visa garantir o uso de banheiros, vestiários e demais espaços segregados por gênero, quando houver, de acordo com a identidade de gênero de cada sujeito. 
Para Fernanda a adequação dos banheiros é uma novidade na região, “a questão me parece ser inovadora, mas é preciso frisar que muitos espaços públicos no Brasil e no mundo, inclusive universidades, já são estruturados dessa forma. Ações como essa provocam a reflexão acerca dos espaços que todos ocupamos como sujeitos e do quanto esses espaços, na universidade, devem ser para todos. Esse é o nosso papel. Para além da formação técnica, pensar a educação para a vida em sociedade”.
Os banheiros sem gênero foram implementados por prédio e nos demais andares mantém se a divisão masculino/feminino, permitindo assim a liberdade aos usuários do campus em utilizar os novos espaços sentindo-se confortáveis. “Tratamos como mais uma melhoria do campus, assim como tantas outras que fazemos para atender a diferentes condições pessoais de todos”, destacou. 
A adequação dos banheiros sem gênero na Univates é um exemplo de muitos que já existem no Brasil. No ano passado a PUC-SP adotou o banheiro unissex, para que alunos trans possam utilizar o espaço sem constrangimento. A UFPI também adotou a medida sem preconceito. Outras universidades federais deram o exemplo como a de Fluminense, Juiz de Fora, a do Sul da Bahia, ABC, Paraná, Rio Grande do Norte e Tocantins.