Início Esporte Eisstocksport é destaque na Oktoberfest

Eisstocksport é destaque na Oktoberfest

Federação Gaúcha promove 18º Torneio Internacional da modalidade durante a Festa da Alegria em Santa Cruz do Sul

Originalmente praticado no gelo, nos países tropicais como o Brasil, o Eisstock ocorre em canchas de cimento
Divulgação

Guilherme Athayde
[email protected]

Para abrilhantar ainda mais a 38ª edição da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que inicia nesta quinta-feira, dia 5, a Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport promove durante a Festa da Alegria um torneio que irá receber os “hermanos” argentinos e paraguaios, em uma confraternização através do esporte que tem tudo a ver com a celebração germânica.
Nascido nos rios e lagos congelados da região da Bavária, na Alemanha, existem registros da prática do Eisstocksport já no século XVI, mas foi no século XX, na década de 1930, que a prática se oficializou através de uma federação alemã de Eisstocksport (Eisstockschiessen, em alemão).
A competição em Santa Cruz ocorre entre 12 e 15 de outubro, nas quadras do Centro Cultural 25 de Julho, no Parque da Oktoberfest, nas modalidades Masculino e Feminino, individual e por equipes. Além das equipes de Santa Cruz do Sul e Lajeado, o torneio irá contar com delegações da Argentina e do Paraguai, que estarão representados com uma equipe masculina cada.
O presidente da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport, Sérgio Böhm, destaca que este ano é comemorado o 20º aniversário do Eisstocksport no Brasil. O esporte chegou aqui justamente durante uma Oktoberfest, no ano de 2003, quando foram realizados os primeiros jogos demonstrativos.
“De lá para cá, o Eisstocksport tem evoluído muito, e nós temos realizado diversos torneios e competições no Brasil, e mantido a tradição do torneio durante a Oktoberfest, além das participações em campeonatos Mundiais e Americanos, no Canadá, no Paraguai, e na Europa”.
O primeiro dia do torneio, na próxima quinta-feira, 12, será dedicado a treinos, inscrições e sorteio dos grupos entre as equipes. Confira a programação:

18º Torneio Internacional de Eisstocksport – programação

12/10, quinta-feira
9 às 17h – Treinos livres
17h – Inscrições e sorteio das chaves
20h – Confraternização

13/10, sexta-feira
9 às 14h – Individual Feminino
14 às 20h – Individual Masculino

14/10, sábado
9 às 12h – Equipes femininas – 1ª rodada
13 às 18h – Equipes masculinas – 1ª rodada
18 às 20h – Finais cat. Individual Feminino
20 às 22h – Finais cat. Individual Masculino
22h – Premiação

15/10, domingo
8 às 12h – Desfile da Oktoberfest
12 às 13h – Almoço
13 às 15h30 – Equipes femininas – returno
15h30 às 19h Equipes masculinas – returno
20h – Finais femininas e masculinas
21h30 – Premiação e encerramento