Início Política ELEIÇÕES 2018 – Leite x Sartori: um deles será o governador do...

ELEIÇÕES 2018 – Leite x Sartori: um deles será o governador do Estado

O segundo turno da eleição ao Governo do Rio Grande do Sul, já conhece os seus dois candidatos. De acordo com a votação do primeiro turno realizada neste domingo, 7 de outubro, os postulantes que restam à liderança do Estado são: Eduardo Leite, do PSDB, e José Ivo Sartori, do MDB. Leite tenta chegar pela primeira vez ao governo gaúcho, enquanto Sartori, atual governador, quer obter a reeleição.

Curiosamente, ambos os candidatos foram prefeitos em cidades do interior do Rio Grande do Sul. José Ivo Sartori governou o município de Caxias do Sul, localizado na Serra, e Eduardo Leite foi prefeito de Pelotas, cidade que fica na Região Sul do Estado. Fique por dentro, a seguir, a respeito da trajetória de Leite e Sartori, pois um dos dois governará o Rio Grande nos próximos quatro anos, a partir de 2019.

EDUARDO LEITE

O advogado Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite nasceu na cidade de Pelotas, em 10 de março de 1985. É filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sigla pela qual concorre ao Palácio Piratini. Seu pai, o também advogado José Luiz Marasco Cavalheiro Leite, conhecido como “Marasco”, concorreu à Prefeitura de Pelotas em 1988, pelo PSDB, mas não se elegeu.

Eduardo Leite iniciou sua carreira política ainda no colegial. Na Prefeitura de Pelotas, integrou a Secretaria Municipal de Cidadania durante o governo de Bernardo de Souza, e foi chefe de gabinete do prefeito Fetter Júnior. Leite elegeu-se vereador no Legislativo pelotense em 2008 alcançando mais de 4 mil votos. Durante o mandato como edil no município da Região Sul gaúcha, foi presidente da Câmara de Vereadores em 2011 e 2012.

Em 2012, Leite concorreu à Prefeitura de Pelotas e alcançou a vitória no segundo turno, derrotando o petista Fernando Marroni. Foi eleito com mais de 110 mil votos, a maior votação da história pelotense. Governou o município entre 1º de janeiro de 2013 e 1º de janeiro de 2017. Em novembro do ano passado, Leite foi escolhido como presidente estadual do PSDB. Na mesma ocasião, foi definido como pré-candidato do partido ao Governo do Estado.

Em 2018, a candidatura de Eduardo Leite ao Governo do Rio Grande do Sul foi confirmada no início de agosto, e agora ele avança ao segundo turno.

JOSÉ IVO SARTORI

Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o candidato à reeleição para o governo gaúcho, José Ivo Sartori, nasceu no município de Farroupilha, em 25 de fevereiro de 1948. É formado em Filosofia e foi professor universitário e de cursos de pré-vestibular. Na década de 70, filiou-se ao MDB e logo foi eleito vereador em Caxias do Sul, no ano de 1976. Ocupou o cargo no Legislativo caxiense entre 1977 e 1982.

Sartori foi deputado estadual durante cinco mandatos consecutivos (1983 a 2003) e presidiu a Assembleia Legislativa entre 1998 e 1999. Durante o governo de Pedro Simon, foi secretário estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, entre 1987 a 1988. Em 2002, elegeu-se deputado federal. Em 2004, venceu a eleição para prefeito de Caxias do Sul no segundo turno. Quatro anos depois, reelegeu-se no primeiro turno como prefeito caxiense.

Em 2014, Sartori candidatou-se ao Governo do Estado e venceu no segundo turno, em uma disputa contra o petista Tarso Genro. Na ocasião, Sartori obteve 61,2% dos votos. Ele assumiu o cargo de governador do Rio Grande do Sul em 1º de janeiro de 2015. Em 2018, é candidato à reeleição, após quatro anos de governo caracterizados por medidas econômicas polêmicas, buscando um melhor ajuste das contas públicas, o que levou inclusive ao parcelamento de salários dos servidores do Estado.