Início Economia Eleitores escolhem demandas

Eleitores escolhem demandas

Jéssica Ferreira
[email protected]

Durante todo o decorrer desta quarta-feira, 19, ocorreram as votações da Consulta Popular, isto é, um processo no qual a própria população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Anualmente o governo gaúcho fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado – de acordo com critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).
Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.
O valor para o Vale do Rio Pardo neste ano é de R$ 2.352.731,00, destinado para projetos na área da educação, saúde, desenvolvimento rural e desenvolvimento econômico. Para ter direito ao rateio do recurso, cada município deverá perfazer, no mínimo, 5% do seu eleitorado. Segundo o agente de Desenvolvimento, Paulo Mans, em Santa Cruz do Sul a meta era alcançar cerca de 5 mil votos. Por isso, para este ano a Secretaria realizou estratégias de mobilização, colocando mais pontos de votações, além de equipes itinerantes no centro da cidade. “É uma oportunidade para a população tomar decisões sobre os recursos, ainda que sejam poucos, mas é patrimônio do povo”, ressaltou. 
O coordenador do Corede nos Vales do Rio Pardo e Taquari, Fábio Campos, esteve presente na manhã de ontem, visitando algumas cidades próximas durante o período de votação. “Nossa expectativa é atingir nossas metas. Mesmo que para este ano os recursos tenham diminuído, a população está tomando o seu direito de se manifestar diretamente. Acredito que o primeiro ano da gestão do governo está sendo difícil, mas esperando mais para os próximos anos. Estaremos trabalhando em parceria com alguns projetos e quem sabe atingir mais áreas e aumentar os recursos”, declarou.
A cédula de votação é específica para cada Corede, contendo os projetos definidos pelos cidadãos da respectiva região. Realizada a votação e apurados os votos, os resultados são remetidos para a Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, responsável pela elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA). Cada eleitor (a) poderá votar em até quatro projetos, sendo um na área da educação, um na saúde, um no desenvolvimento rural e um no desenvolvimento econômico, e até quatro projetos prioritários para a região.

Luana Ciecelski

Fábio Campos, coordenador do Corede Vales do Rio Pardo e Taquari, e Paulo Mans, agente de Desenvolvimento: oportunidade para a população fazer suas escolhas