Início Geral Em locais da cidade, calçadas ainda são um problema

Em locais da cidade, calçadas ainda são um problema

Na Rua Assis Brasil, trecho apresenta calçada em boas condições para qualquer pedestre

Ricardo Gais
[email protected]

Quem caminha pelas calçadas dos bairros da cidade, com certeza já se deparou com passeios em péssimas condições para passar, e outras que a passagem é tranquila. 
Não precisamos ir muito longe para encontrar uma calçada em condições precárias, e que muitas vezes cidadãos têm que caminhar pelo lado da calçada ou até na rua onde há o tráfego de veículos. A travessia pelas calçadas fica ainda mais difícil para cadeirantes, idosos, pessoas com carrinho de bebê e deficientes visuais, e que muitas vezes se arriscam caminhando ao lado do acostamento.
Calçadas quebradas, com mato, buracos e desniveladas são frequentes em frente a casas abandonadas, terrenos de algumas empresas ou, locais em que o dono é morador, mas não realiza os devidos cuidados em um local de travessia de todos os cidadãos. 
Na Rua Juca Werlang, no bairro Santo Inácio, local de muito movimento, foi constatado um trecho de uma calçada em condições precárias, impossibilitando qualquer um de passar por ali. Andressa Kappler, moradora da região que passa com frequência pelo local, nos relata: “Aqui deve ser feito uma reforma e ter uma melhor visualização para as pessoas idosas que transitam por aqui, se caminhar à noite o perigo aumenta ainda mais. Um cadeirante também não consegue passar. Deveria ser feito uma reforma não só aqui, mas como em toda a cidade, pois em diversos pontos se tem calçadas em condições precárias”, disse Andressa.

Calçamento na Rua Tabelião Rudi Neumann está nivelado, sendo possível a passagem de cadeirantes e demais pedestres

Outro local verificado é no bairro Faxinal, onde em diversos pontos as calçadas estão esquecidas por seus donos como na Rua Vasco de Azevedo e Pita Pinheiro.
A Prefeitura recomenda que se alguém se deparar com alguma calçada em condições precárias ou de risco, pode fazer contato com a Secretaria de Obras e Infraestrutura ou pelo canal da ouvidoria, através do contato pelo WhatsApp (51) 98443-0312.
Depois de feita a queixa, o dono do local é notificado pela Prefeitura, para realizar os reparos no local. Caso não ocorrer a manutenção, a ouvidoria através dos fiscais autua o responsável gerando uma multa. A Prefeitura então realiza a manutenção que deveria ter sido feita pelo dono do local e após o cidadão é cadastrado na dívida ativa do município. O valor da multa varia de situação, sendo apenas um pequeno reparo ou limo até intervenções maiores no passeio público.

Na Rua Juca Werlang, o passeio está sem condições para uso dos pedestres

Exemplos de calçadas em ótimas condições para passagem de pedestres, cadeirantes, idosos e pessoas com deficiências visuais também são encontradas ao caminharmos pelos bairros. Locais em frente a prédios e casas, que são cuidados, nos remetem a modelos de como todas as calçadas deveriam ser: Largas, com um piso nivelado e piso tátil, tornando o passeio público acessível a todos. 
Alguns locais apresentam todas estas condições citadas acima, como na Rua Assis Brasil, no centro (foto). Contudo, também há calçadas em boas condições de passagem pelos pedestres, que não apresentem o piso tátil, porém, tornando a travessia tranquila, o que evita que ninguém se machuque como na Rua Tabelião Rudi Neumann, no bairro Goiás, onde a calçada está cuidada e oferecendo boas condições para a passagem dos cidadãos.

No bairro Faxinal são diversos os pontos com calçadas desniveladas e esburacadas, como na Rua Vasco de Azevedo