Início Especiais Em seu acervo, Mauro Spode relembra trajetória de sucesso da loja Hoffmann...

Em seu acervo, Mauro Spode relembra trajetória de sucesso da loja Hoffmann Spode

Por: Ricardo Gais
[email protected]

Mauro Spode: “nada me foi dado e me orgulho disso” . Fotos: Ricardo Gais

Tradicional loja de óptica e joalheria, localizada no centro de Santa Cruz do Sul, a Hoffmann Spode está celebrando uma história que já chega a 117 anos. A firma foi fundada em 1903 com a razão social de Hoffmann&Bartholomay.

A empresa, na época, era dirigida por seu fundador, Ricardo Hoffmann Filho. Era destaque a fabricação e venda de artefatos de ouro e prata. A procura por esse tipo de trabalho era muito solicitada por pessoas do interior e era comum que a população levasse moedas antigas e próteses dentárias para serem transformadas em anéis, correntes e até bombas de chimarrão, tudo confeccionado artesanalmente.

O atual proprietário da loja, Mauro Spode, 60 anos, através de seus arquivos com fotos e textos recortados de jornais, relembra a trajetória de sucesso da empresa. “Eu sou a terceira geração e no início da loja o trabalho era feito de forma mais artesanal, e o que funcionava muito bem era o trabalho de ourivesaria, um trabalho com joias”, conta. Spode comenta que a segunda geração que comandou a empresa foi de certa maneira, visionária, pois apostou no desenvolvimento da parte ótica, já que envolve saúde. “Quem puxou praticamente a frente dessa área na região foi a Hoffmann Spode”. Ainda relembrando a história, em 1946, a empresa estava instalada na Rua Júlio de Castilhos, mas em 1952, a loja foi transferida para a Rua Marechal Floriano e Heiner Ulrico Spode foi convidado para ingressar na sociedade. A empresa passou então a ter a denominação de Hoffmann Spode.

Tradicional loja fica na Rua Marechal Floriano, Centro de Santa Cruz

Mauro explica sobre o aumento do número de lojas desse mesmo ramo em Santa Cruz e diz que é necessário se superar e estar atento às mudanças. “A nossa empresa é tradicional e reconhecida por isso, mas alguns jovens não estão ligados a isso, então o nosso desafio é conquistar este público e há algum tempo já tínhamos a necessidade de estar mais perto a este consumidor através das redes sociais”, disse. Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, por ser uma situação nova, a empresa se aquedou ao momento e está atendendo também nos sábados à tarde e sem fechar ao meio-dia durante toda semana.

Ainda falando em mudanças, Spode disse que já está sendo pensado em um sucessor para a quarta geração e lembra que o comando da empresa por sua família foi algo do destino, pois seu pai, após se casar, estava de malas prontas para morar no Paraná, mas com o adoecimento de seu avô materno, os planos foram interrompidos e ele não viajou. “Meu pai, assim como os demais, foi importante para a trajetória da empresa, pois ele fez um trabalho de divulgação muito importante no interior com o patrocínio dos jogos de bolão”, relembra. A empresa também foi uma das fundadoras da CDL em Santa Cruz.

Finalizando a história de sucesso, Mauro Spode também conta um pouco de como ingressou na loja. “A minha trajetória começou quando eu ainda frequentava o 2° grau, e após a aula eu já vinha na empresa fazer cobrança. Antes disso, nas férias, eu também já acompanhava o trabalho com o meu pai”. Mauro entrou na sociedade da empresa, quando a herdeira da família Hoffmann vendeu suas ações, então surgiu a oportunidade para junto de seu tio e pai participar das negociações. “Usei meu fundo de garantia e ainda fiz um empréstimo para bancar minha parte na sociedade. Nada me foi dado e me orgulho disso”, finaliza.

Equipe de funcionários da empresa – Foto: Divulgação