LUANA CIECELSKI
[email protected]
A Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul, que faz exibições todas as terças-feiras, apresentará na noite de hoje, 19 de setembro, um longa-metragem japonês: “Depois da chuva”, de Takashi Koizumi. Lançado no Japão em 1999, o filme de 90 minutos traz o personagem Misawa (Akira Terao), um ronin (samurai sem mestre), que viaja com sua mulher Tayo (Yoshiko Miyazaki), a procura de emprego. Apesar de ser um exímio espadachim, ele nunca consegue permanecer nos serviços.

Logo fica claro, porém que essa dificuldade se deve justamente porque sua pericia elevada e suas boas maneiras acabam fazendo com as pessoas se sintam humilhadas por ele. Por isso, não raro Misawa se vê em situações difíceis, armadas contra ele. No longa, entretanto, uma nova oportunidade surge. O senhor de um feudo, chamado Shigeaki (Shirô Mifune), pede que o personagem mostre suas habilidades em um duelo de exibição. O próprio Shigeaki, porém, resolve lutar contra Misawa e acaba perdendo, o que o deixa pouco satisfeito com o samurai.
O filme evoca uma série de reflexões, especialmente sobre a ética. Misawa é claramente um personagem que faz aquilo que acha certo, mesmo que isso não lhe favoreça. Há interessantes diálogos entre os personagens, especialmente quando Tayo se manifesta em defesa do marido.
A sessão inicia as 20 horas, na sede do Sindibancários. Ela com apoio do Escritório Fuerstenau, Gráfica Colibri e da Distaky Vídeos. A entrada é gratuita e após a exibição um bate-papo entre os participantes será realizado.














