Divulgação/RJ

Efasc está com 97 jovens em formação no Ensino Médio e Técnico em Agricultura
Vagner Cerentini
Inaugurada no dia 1º de março de 2009, a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) oferta um processo educacional para a juventude do campo. Com seis anos de existência, trabalha na Pedagogia da Alternância a partir da realidade vivenciada e possibilita ao jovem, através de uma formação integral e associativa, contribuir no processo de desenvolvimento sustentável e solidário das comunidades do campo.
Atualmente a Efasc está com 97 jovens em formação no Ensino Médio e Técnico em Agricultura divididos em 4 turmas, sendo elas, 1º ano com 48 alunos, 2º com 27 e 3º ano com 22 estudantes. Aproximadamente 40 jovens estão realizando seus estágios e 59 já tem certificação de técnico em agricultura.
A área de abrangência da Efasc é de 13 municípios, sendo que 12 são do Vale do Rio Pardo. O colégio conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais docentes, totalizando 17 educadores de diversas áreas do conhecimento.
O coordenador da escola, João Paulo Reis Costa, explica que todo o processo educativo da Efasc é fundamentado teórico-metodologicamente na Pedagogia da Alternância, existente há 80 anos no mundo e 47 no Brasil. O método é voltado especialmente aos jovens do campo, que alternam uma semana no meio sócio profissional (casa/propriedade) e outra no ambiente escolar (Efasc), permeado por uma série de instrumentos pedagógicos específicos, possibilitando assim trazer a realidade da família/comunidade para dentro da escola, o que serve de base para a construção de novos saberes e aprendizados, envolvendo a família e a comunidade.
Divulgação/RJ

São 5500 horas de formação de Ensino Médio e Técnico Agrícola
Sobre o processo de incentivo ao jovem, Costa diz que não tem como garantir que o estudante vai se formar e continuar morando na propriedade, mas que a tentativa é sempre de gerar novos agricultores. “Se três anos de formação na Efasc garantissem que o jovem iria ficar na propriedade, nós estávamos no paraíso”, salientou o coordenador.
São 5500 horas de formação de Ensino Médio e Técnico Agrícola, alternando casa e a Efasc, ao longo dos três anos, mais estágio profissional.














