Início Educação Escola Fortaleza recebe instrumentos

Escola Fortaleza recebe instrumentos

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inicia na segunda-feira, dia 7 de julho, a entrega dos instrumentos para a composição de 51 orquestras em escolas da rede estadual de educação. Na região da 6ª Coordenadoria Regional da Educação (6ª CRE), a Escola Estadual de Ensino Médio Fortaleza, de Rio Pardo, será uma das beneficiadas. Na quarta-feira, 2, em ato realizado no Palácio Piratini com a presença do governador Tarso Genro, o titular da Seduc, José Clovis de Azevedo, confirmou o investimento de R$ 1 milhão do governo do Estado na ação, que qualifica espaços escolares, mas, mais do que isso, qualifica a formação de estudantes.
Cada orquestra receberá 70 instrumentos. “Esta é uma ação inédita na rede estadual, que exigiu um processo licitatório de mais de dois anos”, enfatizou Azevedo, destacando que o maior investimento é nas pessoas. “A música é universal, constitui um campo interdisciplinar que certamente vai contribuir com a qualificação do processo de aprendizagem”, disse o secretário.
O governador Tarso Genro destinou sua fala a dois agradecimentos, ao magistério e às pessoas presentes à cerimônia. De acordo com o governador, somente a confiança que a categoria tem no governo é capaz de atos como o realizado nesta manhã. “Este é um momento importante que evidencia a visão de educação que acreditamos e temos buscado: para formar homens e mulheres livres, capazes de escolher seu destino diante de alternativas?, frisou.
Para Tarso, a composição das orquestras em escolas estaduais é um dos resultados da política implementada pelo governo estadual, que objetiva qualificar e valorizar a educação pública.
Atualmente, mais de 500 escolas têm projetos voltados à música, com cerca de 300 bandas implantadas. Além das orquestras, a Seduc destinará professores de música para as escolas contempladas com o projeto. A ação é mais uma iniciativa em atendimento ao que prevê a Lei 11.769/08, que prevê a obrigatoriedade do conteúdo da música na educação básica. As escolas beneficiadas nesta etapa do Projeto Orquestras Estudantis foram selecionadas ou por terem projetos de música estruturados, ou têm bandas ou ainda têm ações relacionadas à música implementadas pelo Programa Mais Educação. A intenção da Seduc, explica a diretora do Departamento Pedagógico, Vera Amaro, é expandir a ação na rede.

OS INSTRUMENTOS

As escolas receberão kits com piano eletrônico, violões, violinos, viola, violoncelo, contrabaixo elétrico, flautas doce soprano barrocas, flautas doce contralto barrocas, guitarras, amplificador de contrabaixo, amplificador de guitarra, bateria, estantes de partituras, escaletas, pandeiros, triângulos, ganza de platinela, bumbos com talabarte baqueta, taróis, reco-reco, microfone, pandeiros meia-lua e afinadores para instrumentos de cordas.
Estiveram presentes no ato o Coordenador da 6ª CRE Professor Valdomiro Luiz da Rocha,  o Coordenador  do Setor de Material,  Obras e Patrimônio da 6ª CRE  Professor Renato José de Araújo, o Diretor da EEEM Fortaleza de Rio Pardo Ailton Zambarda dos Santos, que foi a Escola da nossa região que foi contemplada com os instrumentos e o aluno Gabriel Lisboa.

Divulgação/RJ

Ailton Zambarda dos Santos, Gabriel Lisboa, Valdomiro Luiz da Rocha e
Renato José de Araújo estiveram presentes no evento realizado no Palácio Piratini