Início Sem categoria Esforço e dedicação dos profissionais para vacinar a população

Esforço e dedicação dos profissionais para vacinar a população

Na quinta-feira, 22, Santa Cruz aplicou 2,8 mil vacinas contra a Covid-19 para primeira dose

Ricardo Gais
[email protected]

Rejane Muller, Rosita Schwenger e Marli Gerke – Fotos: Ricardo Gais

Na última quinta-feira, 22, 2.861 pessoas se deslocaram de carro ou a pé até o Parque da Oktoberfest para receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul avançou a vacinação para o público de 32 anos ou mais e grupos já contemplados a receberem a primeira dose. Com isso, foram registradas grandes filas tanto de pedestres como de veículos. A aplicação da segunda dose da CoronaVac também foi ofertada e 666 pessoas completaram o esquema vacinal.

Os trabalhos para deixar tudo preparado e iniciar a aplicação das doses começaram cedo, entre 6h e 7h, no Parque da Oktober. E se por um lado a população que recebe a vacina acorda de madrugada, as aplicadoras das doses também. No Pavilhão Central, em um dos trios que aplicam a vacina e fazem as anotações na caderneta de vacinação, estavam as agentes de saúde, Rosita Schwenger e Marli Gerke, além da técnica de enfermagem, Rejane Muller.

Rosita, que mora em Boa Vista, contou que acordou às 4h30 para se arrumar e já deixar preparado o almoço para a família, pois ficaria o dia todo na cidade, ajudando na vacinação. “Eu gosto de poder estar colaborando para que todos possam se vacinar”, disse.

Esse é o mesmo sentimento de Marli, que reside em Linha Nova, e também acordou cedo para ajudar na imunização. “É muito gratificante poder estar ajudando e queremos estar com a população 100% vacinada”, contou.

Conversando com as profissionais, elas relataram que ainda há gente que renega a vacina, diz ter receio, ou que quer escolher qual imunizante tomar. Elas destacaram que todas as vacinas usadas são boas. “Vamos nos vacinar, as reações passam e é importante que todos se vacinem para acabarmos com essa pandemia”, sublinhou Rejane.

ESPERANÇA POR DIAS MELHORES

Lubia: “Momento muito esperado”

Quem também acordou cedo e foi para a fila foi a santa-cruzense Lubia Engelmann, de 36 anos, que queria ter feito a primeira dose na semana passada, quando abriu a vacinação para sua idade, mas ao chegar no local as doses já haviam acabado. “Por isso vim hoje (quinta-feira), pois foi um momento muito esperado por mim. Espero que a partir de agora a vida comece a voltar ao normal. Sinto muita falta de estar com meus amigos”, relatou.

Evandro Barbosa, de 34, anos também aproveitou o dia para receber sua dose. “Acho que se vacinar é muito importante para não passar a doença para os outros. Em casa tenho uma filha, de seis anos, e quero protegê-la”, contou.