Início Rural Energia Solar diretamente na lavoura

Energia Solar diretamente na lavoura

Propriedade da família Butzke, em Candelária, ao todo recebem o plantio de 140 mil pés de fumo

A produção rural é a principal alternativa de renda de boa parte dos moradores das regiões interioranas dos municípios que integram o Vale do Rio Pardo. Os proprietários de grandes áreas de terra investem no plantio da soja e do arroz, em sua maioria. Porém, é no cultivo do fumo que a grande parte dos produtores rurais encontra seu meio de renda. Seja em função do custo benefício, seja pela tradição que acumula décadas de cultivo, herança de gerações passadas. Em Candelária, a tecnologia foi escolha certa para famílias que buscaram na energia solar uma alternativa para reduzir os custos de produção. A empresa santa-cruzense “Instala Já” é voltada à Instalação de Sistemas de Geradores de Energia Solar e tem como objetivo o fornecimento de solução aos clientes, possibilitando economia de até 95% na conta de luz.

Foi justamente por economia que o produtor rural, Marcos Rogério Butzke, buscou a instalação do sistema fotovoltaico que atualmente dá conta de toda a propriedade, e auxilia dois dos quatro fornos que a família utiliza no processo final de secagem do fumo. “A produção está cada vez mais difícil quanto ao custo, apertamos de um lado ou de outro e desde que instalamos o sistema valeu muito a pena para nós. De lá para cá podemos notar a diferença na conta de luz, estamos muito contentes com a escolha”.  Butzke, em 2021 apostou na plantação de 140 mil pés de fumo, divididos em pouco mais de oito hectares. Ele ainda garante que foi após ver o resultado na propriedade do irmão e vizinho, que optou por instalar o sistema.

Com a instalação do sistema fotovoltaico dimensionada de maneira correta, você pode ter mais autonomia na utilização da sua energia elétrica, reduzindo em até 95% da conta de energia.

Sustentabilidade

Além de ser uma alternativa boa para o bolso, a energia solar também é uma alternativa sustentável para o meio ambiente, já que é pautada em recursos renováveis sem promover qualquer tipo de agressão. Consequentemente, evita a emissão dos gases que causam o efeito estufa. A manutenção preventiva dos sistemas fotovoltaicos se resume na limpeza periódica dos painéis solares. Para evitar perda na eficiência energética e redução da vida útil do sistema, é necessário que seja feita uma limpeza para tirar a deposição de poeira, folhas, galhos e dejetos de aves. É recomendável que seja feita essa limpeza duas vezes ao ano.

A gerente administrativa da “Instala Já”, Mylena Siqueira, destaca a utilização do sistema em propriedades rurais. “Nós trabalhamos com sistemas On Grid (conectados à rede da distribuidora). O sistema tem o intuito de reduzir a conta de energia elétrica do cliente. No caso da área rural, o cliente acaba tendo um consumo mais elevado no período da safra, consumindo mais energia, e o com o sistema fotovoltaico instalado, ele supre essa demanda energética”. A “Instala Já” em 2021 ultrapassou os 450 projetos homologados, distribuídos em mais de 50 cidades gaúchas e catarinenses. A empresa está localizada na Rua Coronel Oscar Rafael Jost, 633, Sala 3, Santa Cruz do Sul/RS.