Início Especiais Edelar Ortiz: 25 anos transportando vidas

Edelar Ortiz: 25 anos transportando vidas

Edelar: 25 anos transportando vidas

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Motorista Edelar Ortiz mostra em fotos a sua trajetória na profissão – Tiago Mairo Garcia

Uma trajetória marcada pelo amor a uma das principais atividades profissionais do nosso cotidiano e que teve início pela convivência em família. Assim inicia a história de Edelar Piris Ortiz, 46 anos, ao exercer as atividades profissionais de cobrador e motorista. Com 25 anos de profissão, ele é um dos mais antigos que permanece em atividade atuando pela Viação União Santa Cruz.

Natural de Encruzilhada do Sul, mas residindo em Pantano Grande, Edelar conta que iniciou na profissão em 1995 como cobrador da antiga linha do ônibus Expresso Gaúcho que fazia a linha Figueirinha (Dom Feliciano/Santa Cruz do Sul). “Meu sogro trabalhou como motorista do Expresso Gaúcho e ao se aposentar, ele me indicou para uma vaga de cobrador que estava em aberto. Deixei o armazém que cuidava para ele e assumi a vaga”, contou.

No período de Expresso Gaúcho, Edelar lembra que o ônibus seguia em trechos de estrada de chão e que muitas vezes teve que trocar pneus furados e buscar apoio de agricultores para retirar o ônibus de atoleiros em períodos mais chuvosos. “Muitas vezes passamos por essas situações que faziam parte da nossa rotina”, relembra.

Como a Expresso Gaúcho fez fusão com a Viação União em 1998, Edelar passou a integrar o quadro da Viação onde atuou mais cinco anos como cobrador e após passou a exercer a função de motorista onde já atua há 16 anos. Atualmente ele faz a linha fixa Pantano Grande/Santa Cruz do Sul e também integra outras escalas quando necessário. O profissional destaca que gosta de exercer a função. “É uma profissão que eu gosto. Estamos sempre em movimento e contato com o público. É gratificante poder transportar pessoas em segurança até o seu destino”, ressaltou o profissional.

O motorista também destaca o avanço dos veículos que estão cada vez mais modernos e seguros. “Hoje é muito raro a gente trocar um pneu durante uma viagem. Transitamos com veículos novos e com toda a segurança para os passageiros”, salienta. Ao finalizar, Edelar pede que todos os motoristas tenham cuidado no trânsito. “É sempre importante cuidar de si e dos outros para poder chegar ao destino de forma segura”, finalizou o motorista.