Início Especiais Esporte: amor que vira profissão

Esporte: amor que vira profissão

Profissional do esporte, ClŽber Pereira e o seu filho, ClŽber Jœnior

Nelson Treglia
[email protected]

O amor pelo esporte, para a maioria das pessoas, começa na infância. Não foi diferente para Cléber Pereira, que atualmente é o coordenador de Esportes do Município de Santa Cruz do Sul. Desde pequeno, ele esteve muito próximo das atividades esportivas. Aos dez anos, já disputava o Campeonato Gaúcho de Futsal em alto nível, com treinamentos que chegavam a durar de dez a 12 horas por semana. “Daí nasceu esta paixão”, destaca Cléber.
Ele entrou na universidade em 2004 e formou-se em 2010 no curso de Educação Física da Unisc. Em 2014 iniciou sua graduação em Administração de Empresas. Cléber ressalta também que, quanto à sua preparação, ela se deu devido a estar sempre à frente de equipes e ações em prol do esporte. De 2004 a 2008, foi coordenador de Esportes do município. De 2006 a 2010, desempenhou-se como atleta profissional na Assaf. De 2010 a 2012, foi técnico do Desportivo de Vale do Sol na Série Prata. Em 2013 a 2014, técnico das categorias de base da Assaf. Em 2015, técnico do Nadas Branco, de Rio Pardo, na Série Bronze.
Em 2017, 2018 e atualmente, Cléber Pereira é o técnico da Assaf, que está na disputa da Série Ouro da Federação Gaúcha de Futsal. “Mas a maior ação junto ao esporte está no projeto New Boys, que existe há 22 anos, desde 1997 no Bairro Schulz, Bom Jesus e Senai, que hoje atende mais de 130 jovens”, relata Cléber.

Pereira (ˆ direita) comanda a escolinha New Boys

INCLUSÃO SOCIAL

Em muitas ocasiões, o público costuma associar o esporte a grandes celebridades. Mas o futsal, e outras modalidades, também são trabalhadas de forma comunitário, visando a inclusão social. “Sei muito bem como é dar um treino em uma quadra de pedra com 30 alunos e uma bola velha, ter um time de camisa e outro sem. Vivenciei isso na pele, de fazer o esporte de maneira voluntária. E na tentativa de solicitar ajuda, as portas muitas vezes se fechavam. Mas sabia que em inúmeras vezes a maior referência de carinho e atenção daqueles meninos, era o professor”, garante Cléber Pereira. 
Por isso, a grande conquista na carreira de Cléber é a inclusão social de muitos jovens. “Estar à frente da escolinha de futsal Newboys, a mais antiga da cidade, e saber que hoje os meus alunos estão levando seus filhos para treinar no lugar deles, esta é a minha maior conquista dentro do esporte pois sei que consegui através deste incluir muitos jovens no caminho do bem.”

GRATIDÃO

Cléber Pereira é uma pessoa grata pela sua trajetória no esporte, tanto do ponto de vista espiritual quanto sob o aspecto familiar: “Agradeço exclusivamente a Deus por ter me colocado sempre nos lugares certos e na hora certa frente a pessoas de bem. Mas gostaria de fazer um agradecimento especial a minha esposa Patrícia, pois foi a minha maior incentivadora. Afinal, em muitos momentos, o esporte nos deixa longe da família nos finais de semana”.

MOMENTO POSITIVO

Segundo Cléber Pereira, Santa Cruz do Sul passa por uma fase muito positiva no esporte. “Nunca estivemos em um momento tão bom, pois Santa Cruz é um celeiro de grandes atletas e vejo que o município está potencializando as categorias de base de todos os esportes e ajudando como nunca os esportes comunitários”, define Cléber.