
LUANA CIECELSKI
[email protected]
Uma homenagem mais do que especial marcou a realização da Feijoada da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Cruz do Sul, na noite dessa quinta-feira, 12 de julho. O aluno Samuel Bublitz homenageou seus pais, Mara e Ladir, com a apresentação de uma música escrita por ele com a ajuda de amigos.
A letra – que pode ser conferida na íntegra no box – conta a história de Samuca e fala de evolução, de bênçãos, lições, luta e fé. Ela começou a ser pensada ainda em novembro de 2017, durante sessões de Terapia Ocupacional realizadas na Unisc, com a terapeuta Tina Fank.
Para ajudar nesse processo, a profissional chamou o músico Peppe Joe, vocalista da banda Maria do Relento. Ele participou de algumas sessões conversando com Samuca sobre suas preferências musicais e sobre como ele gostaria que a música de homenagem fosse. O passo seguinte foi a criação da melodia.
De acordo com Tina, esse foi um processo mais demorado, pois dependia de certa inspiração e ela demorou um pouco para vir. “O Peppe estava acostumado a criar primeiro a melodia e depois a letra, e quando ele recebeu a letra pronta, foi um desafio para ele também”. No dia 8 de março de 2018, entretanto, a música efetivamente nasceu. Logo em seguida ela foi apresentada à Samuel e ele a adorou. Faltava apenas a data perfeita pra fazer a homenagem.
Acabou sendo escolhido o dia da Feijoada e pra que tudo corresse perfeitamente, Samuel contou ainda com a ajuda da irmã Natália e da tia Marli. Aos pais de Samuca, foi dito que ele se apresentaria nessa noite – até pra explicar um pouco da ansiedade que ele estava sentindo durante a semana – mas eles acreditaram que seria uma música já conhecida da Banda Maria do Relento, que teve seu clipe gravado na APAE há algum tempo.
“Foi um prazer acompanhar todo esse processo”, disse Tina emocionada. “E pro Samuel é um grande sonho que está se realizando, é uma oportunidade de ele mostrar que tem uma capacidade incrível de se expressar”, complementou. Para a Tina profissional, essa também foi uma experiência importante, porque o propósito das terapias ocupacionais é justamente dar voz ao atendidos.
Compor e apresentar essa música foi algo muito importante para Samuel, entretanto, ele tem outro grande sonho que ainda gostaria de ver realizado: ver e ouvir o cantor Daniel – de quem ele é muito fã – cantando sua música. De acordo com Tina, após a apresentação dessa quinta-feira, a ideia é tentar fazer com que essa letra chegue até o artista. “Vamos tentar enviar pra ele. Quem sabe ele não realiza esse sonho do Samuca, né? Seria uma emoção muito grande”.
Eu conheci alguém, lá em cima com minha alma,
Ela iria ter um filho cadeirante.
O acolheria com muito orgulho e sentia que essa luz iria mudar sua vida
Esse filho seria o motivo da transformação que ela iria viver.
Levantar a cabeça e tocar a vida do jeito que cada um merece,
Essa é a nossa evolução,
Já dizia o poeta: nada é em vão, se não é benção, é lição!
Numa noite fria de junho, com muito amor ele nasceu,
Mas no início a vida não foi fácil, era preciso matar um leão por dia,
Mas encontraram pelo caminho pessoas especiais.
Levantar a cabeça e tocar a vida do jeito que cada um merece,
Essa é a nossa evolução,
Já dizia o poeta: nada é em vão, se não é benção, é lição!
Levantar a cabeça e tocar a vida do jeito que cada um merece,
A nossa luta é com vontade, fé e amor e ela segue,
Até quando deus quiser…














