Início Geral Ex-senador Pedro Simon palestra em santa-cruz

Ex-senador Pedro Simon palestra em santa-cruz

Ex-governador elogiou os avanços da lava-jato no combate à corrupção

Grasiel Grasel
[email protected]

O ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-senador Pedro Simon foi o palestrante da última edição do “Tá na Hora” deste ano, evento realizado regularmente pela ACI no restaurante do Hotel Águas Claras. Simon foi convidado para falar sobre ética na política, mas focou em comentários sobre a operação Lava-Jato e a evolução do combate à corrupção.
Em coletiva com a imprensa, Simon falou sobre o importante momento que o país está vivendo no combate à corrupção, em especial pela transparência da atuação do governo. “Nunca vi um momento como este, onde realmente as estruturas do Brasil estão sendo postas à nu, à presença e ao debate sobre corrupção”, disse. Ele destaca que, de fato, ainda falta ética na política, mas vê que, pela primeira vez, pode dizer que estamos no caminho certo nesta questão, mesmo com “alguns equívocos” da operação Lava Jato.
Para o ex-governador, o período em que mais faltou ética na política nacional foi em 1964, com o golpe que levou à ditadura brasileira. “Nunca se analisou de fato o que havia realmente acontecido e, o que é mais grave, a pretexto daquilo fizeram essa ditadura que durou 21 anos. Foi uma farsa”, garantiu.
Simon também defendeu que os partidos tradicionais da política, a começar por sua própria sigla, o MDB, devem realizar uma reflexão a respeito de suas atuações e “uma limpeza interna”. Ele também destacou o problema que é a radicalização do debate político atual entre Lula e Bolsonaro, “é ruim este caminho, radicalizando ninguém constrói nada”, disse, também condenando a atitude do ex-presidente petista que ao sair da cadeia disse que os brasileiros deveriam seguir o exemplo do Chile, que vive uma onda de protestos violentos.
As declarações do presidente Bolsonaro também foram alvo de críticas do mdbista e, segundo ele, o maior inimigo do presidente neste momento é sua própria língua, “ele fala muita bobagem”, disse. Simon elogiou a atuação do governo na economia, acenando para a importância das reformas, mas não diminuiu suas críticas ao líder da nação, “se ficasse calado o governo dele estaria muito melhor”, concluiu.
Nascido em Caxias do Sul, o ex-governador e ex-senador Pedro Simon é advogado e professor aos 89 anos. Iniciou sua trajetória na política como vereador em 1960, em sua cidade natal, foi eleito como deputado estadual por quatro mandatos consecutivos (1963-1979), foi Senador do Rio Grande do Sul também por quatro legislaturas (1979-1987 e 1991-2015), ministro da Agricultura (1985-1986) e governador do Estado (1987-1991).