Ricardo Gais
[email protected]

Na manhã dessa quinta-feira, 9, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul confirmou a morte de uma idosa de 89 anos com suspeita do novo coronavírus. A paciente foi internada no Hospital Ana Nery na terça-feira, 7, por sentir dificuldade em respirar. Ela estava com câncer com metástases (processo caracterizado quando um tumor se espalha para outras partes do corpo) e em razão da idade avançada, passava apenas por cuidados paliativos (quando não há possibilidade de cura). Por sofrer de câncer, a paciente apresentou um derrame pleural (água no pulmão) que, consequentemente, provocou tosse e falta de ar. A pessoa não teve contato com outros suspeitos e não apresentava nenhum outro sintoma da Covid-19. Ela fazia parte do grupo de risco por ter histórico de hipertensão e pela idade. A morte ocorreu nessa quarta-feira, 8.
No fim da tarde de ontem,10, pelo secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior foi divulgado o resultado do exame do paciente que faleceu com suspeita de Covid-19 em Santa Cruz. Conforme exame feito no Laboratório Central do Estado (LACEN/RS), o teste apontou negativo para coronavírus.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que todos os pacientes internados que apresentam sintomas da Covid-19 passam pela coleta para exame, por isso, essa paciente idosa foi notificada com suspeita.
A partir desta semana, todos os atos fúnebres, independente da causa da morte serão com o caixão lacrado, podendo ter ou não o visor. Essa medida foi determinada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
Mortos com suspeita ou Covid-19 confirmada, deverão ser sepultados ou cremados assim que o corpo for liberado. Nestes casos, não serão permitidos velórios ou técnicas de conservação de corpos. A paciente que faleceu nessa quarta com suspeita de Covid-19 foi sepultada, seguindo todas estas regras de segurança para evitar uma possível contaminação.
O município de Santa Cruz até o momento confirmou apenas um caso de Covid-19, no último domingo, 5. Trata-se de um homem de 48 anos que esteve em viagem a Santa Catarina. Conforme a Secretaria de Saúde do município, o estado do paciente é leve e ele segue em isolamento domiciliar.














