Início Geral Excelsior vai adquirir aipim de produtores cooperativados

Excelsior vai adquirir aipim de produtores cooperativados

Foto: João Ledur/Seagri/Secom

Uma parceria entre a Excelsior Alimentos e a Coopersanta tem tudo para ser um marco na agricultura de Santa Cruz do Sul. A empresa vai começar a adquirir dos agricultores cooperativados aipim in natura, descascado, congelado e embalado para consumo. O assunto foi tratado em uma reunião realizada esta semana na Granja Municipal, a convite do secretário de Agricultura, Hardi Lúcio Panke. Participaram pela Excelsior Alimentos, o diretor-geral Luiz Carlos Mota e o gerente de pesquisa, Fernando Bohn; e pela Coopersanta, o presidente Cássio Baptista e Rosimere de Oliveira Quoos, além de produtores e técnicos da Seagri e da Emater.

Na ocasião, a empresa demonstrou interesse também em vários outros produtos que os cooperativados têm capacidade de produzir, como ervilha, brócolis, couve-flor, cenoura e cebola e abriu ainda a possibilidade de começar a comercializar filé de peixe. Para tanto deve ser firmada uma parceria com a Associação de Produtores de Peixe.

O secretário Hardi ressaltou a tradição da Excelsior Alimentos, uma empresa com mais de 120 anos de existência, e agora em expansão para aumento de sua capacidade produtiva. “Esta parceria que está se firmando é um marco importante para a agricultura do município e para a cooperativa, possibilitando novos negócios, com mais produtores trabalhando em cooperação e sendo muito importantes para a produção comercial desta cultura em Santa Cruz do Sul”, frisou.

Com relação à quantidade de aipim que será comercializada pela cooperativa, o secretário afirmou que vai depender da demanda ditada pelos consumidores. “O aipim é um produto barato e muito saboroso, tem muita saída. Esse é um projeto piloto e vamos fazer o mesmo com outros produtos, agregando valor a nossa produção local. Um diferencial importante para o sucesso dessa parceria é o marketing muito forte que a Excelsior tem, uma empresa com muita tradição em nossa comunidade”.