Início Geral Expoagro Afubra será realizada a partir de 23 de março de 2022

Expoagro Afubra será realizada a partir de 23 de março de 2022

Serão quatro dias de evento, que ocorre em Rincão del Rey, Rio Pardo

Luciana Mandler
[email protected]

Foto: Divulgação/Afubra

Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, não foi possível realizar a Expoagro Afubra de forma física. Para marcar a passagem da feira, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) realizou o evento de forma digital, entre 17 e 19 de março, denominando-o de ‘Conecta Expoagro Afubra – especial on-line, ligando o campo e a cidade’.

Na ocasião, a Afubra anunciou a data da 20ª edição da Expoagro Afubra, que vai ocorrer entre os dias 23, 24, 25 e 26 de março de 2022. De acordo com o coordenador geral da Feira, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, neste ano foi preciso adiar a 20ª edição, “mas estamos cientes de que foi a melhor decisão”, aponta. Segundo Dornelles, a equipe já trabalha na organização e planejamento da feira a ser realizada no ano que vem.

CONECTA

Foram três dias de diálogo entorno do atual momento, buscando informações e opinião de lideranças e presidentes de federações em relação à pandemia e de como está o cenário no campo. Para o produtor de tabaco Fabiano Dostantny, morador de Dom Feliciano, que acompanhou os debates, os assuntos foram muito interessantes. “As entrevistas foram muito boas, bem produzidas. A organização está de parabéns pelo trabalho”, diz.

Fabiano, que produz tabaco para comercialização, mas planta uma pequena área de milho e outras culturas, como mandioca e feijão para subsistência, gostou de saber que daqui para frente vai crescer no Brasil a cultura de grãos, assim como outras culturas. “o agricultor vinha sendo esmagado pela seca e o governo não perdoa muito. A gente trabalha de sol a sol, sofre bastante e às vezes o retorno não vem da forma esperada”, reflete. “No caso do cultivo do tabaco sofremos para produzir, mas na hora da venda é o pior momento, pois em minutos vimos tudo ir água abaixo e muitas vezes voltamos de Santa Cruz cabisbaixo”, acrescenta.

Para o produtor, apenas a conexão da internet que atrapalhou um pouco no acompanhamento dos painéis. “Estava cortando muito, mas igual participei e assisti pelo Facebook”, conta.

No entendimento de Marco Dornelles, a experiência foi muito válida, pois a organização se propôs a fazer um evento que marcasse a passagem da feira. “Esse formato virtual transmitimos pelo Facebook e YouTube, trazendo convidados, lideranças e especialistas que discutiram os impactos da pandemia, que é o que causou o cancelamento da feira”, aponta. “Nossa preocupação maior foi saber o que estava acontecendo com os agricultores. Ficou muito claro nos três painéis que os produtores não pararam, que o setor agropecuário seguiu cumprindo a sua função de produzir alimentos, e isso não foi diferente na região”, acrescenta.

Sobre o acompanhamento dos internautas, Dornelles reforçou que, aquelas pessoas que não conseguiram assistir no exato momento da transmissão, ainda podem entrar no YouTube da Afubra para assistir na íntegra. Não há uma avaliação concluída, já que os vídeos ainda podem ser assistidos, mas destaca: “consideramos que foi positivo. Tinha que ser nesse formato e foi uma experiência muito válida.

Pretendemos fazer outros eventos nesse modelo. Já fizemos um dia de campo virtual há algumas semanas atrás e agora esses três painéis. Esse formato teve muito a ver com a situação que está aí. Assim, vamos continuar fazendo outros eventos até que a situação melhore e possamos fazer os eventos presenciais, principalmente a feira”, conclui.