Início Cultura Fashion Week | Desfile de moda reciclável desperta a proteção ambiental

Fashion Week | Desfile de moda reciclável desperta a proteção ambiental

Escola Ernesto Alves de Oliveira estimula nos alunos o cuidado com o Meio Ambiente

Fotos: Ana Souza

Ana Souza
[email protected]

Recortes de tecidos, EVA, TNT, garrafas pet, jornais, sacos de lixo, tampinhas e lacres de garrafas, flores artificiais, além de muita criatividade, fizeram parte dos 200 looks apresentados pelos alunos dos Anos Inicias, 8º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira. Em mais uma edição do Fashion Week, os pais e professores, puderam acompanhar de perto o belo desfile realizado no ginásio do educandário. Antes dos modelos subirem na passarela, foram realizadas apresentações de dança e canto por parte dos alunos.


Organizado pelo professor de Artes, Antônio Petry, o projeto escolar de moda, que surgiu em 2022 com alunos do Ensino Médio, teve como objetivo a criatividade, inovação e o compromisso com a preservação do planeta. “Em um mundo em constante mudança, enfrentamos desafios ambientais que nos instigam a repensar a forma como interagimos com o nosso ambiente. É por isso que, este ano, decidimos dar vida a um projeto que combina dois elementos poderosos: moda e customização com a reciclagem. A ideia surgiu quando assistia a um vídeo do desfile Fashion Week de Paris e pensei em fazer com os alunos para despertar a consciência da reciclagem. Iniciaram os croquis para depois a confecção dos modelos. A escola, por meio da diretora Janaína Venzon e as demais áreas do conhecimento, abraçaram a ideia que enfatiza a proteção ambiental”, destacou o professor.

CUIDADOS COM O PLANETA

“A nossa Fashion Week não é apenas uma passarela de moda, é um reflexo do nosso compromisso em cuidar do nosso planeta. Cada peça de roupa produzida pelos alunos é uma manifestação do nosso “conceito” sobre moda e reciclagem, demonstrando que podemos ser elegantes e responsáveis ao mesmo tempo. O nosso talentoso grupo de estudantes dedicou dias de trabalho árduo para criar esta coleção. Eles mergulharam profundamente na arte da customização, transformando materiais reciclados em roupas deslumbrantes que desafiam a percepção convencional de moda. Algumas destas peças podem até conter pequenas quantidades de materiais não recicláveis, mas apenas com o propósito de realçar a beleza dos modelos”, frisou a diretora Janaína Venzon.


A coleção trouxe como foco a conscientização, tendo como objetivo inspirar todos a fazermos escolhas mais responsáveis e sustentáveis em relação ao que vestimos. E, ao mesmo tempo, é uma celebração da capacidade de inovar e criar beleza a partir do que os outros podem considerar lixo. “A Fashion Week é um testemunho do compromisso em preservar a natureza e promover a sustentabilidade. Esperamos que esta experiência nos inspire a repensar nossa relação com a moda e, ao mesmo tempo, a proteger e preservar o nosso precioso planeta.”