Alyne Motta
[email protected]
A cada dia tem se visto e ouvido que o mercado está em falta com mão de obra qualificada. Pessoas têm buscado aprimoramento na questão teórica e esquecido de buscar formação na questão prática, sem falar da infinidade de escolhas profissionais, deixando certas áreas com deficiência.
Pensando em valorizar o jovem e buscando uma qualificação, a Sulprint Embalagens, junto com a Ong Foco Empreendedor (FE) desenvolveu o projeto Caminhos Profissionais, dedicado a filhos de funcionários e adolescentes da comunidade santa-cruzense.
Mais do que apresentar aos jovens participantes formas de tornarem-se qualificados para o trabalho na indústria, o projeto buscou resgatar a relação entre pais e filhos, mostrando a importância que os funcionários têm no trabalho desenvolvido dentro da empresa.
“Queremos mostrar que não há nenhum problema de ser auxiliar numa indústria. Este trabalho é tão digno quanto o de outros profissionais”, comenta Áurea Binz, diretora executiva da Sulprint. “Trabalhamos, além da relação de pais e filhos, o aumento da autoestima e a importância de gostar do que se faz”, acrescentou.
Criado em 2007 pela gerente de Recursos Humanos, Elisângela Reis, o projeto foi gestado até 2012, quando realmente foi posto em prática. Os oito encontros aconteceram entre os meses de agosto e setembro, reunindo 18 jovens. A expectativa é de repetir a dose este ano, com algumas mudanças.
“Nosso foco era captar novos talentos, qualificar profissionalmente os jovens e desmistificar o trabalho da indústria”, revela Elisângela, comentando que o Caminhos Profissionais foi desenvolvido pela grande quantidade de currículos recebidos com baixa escolaridade.
Mais do que qualificar, os realizadores querem contribuir para o bom desenvolvimento da cidade. “O brilho do projeto é colocar dentro das empresas a teoria e a prática”, admite Elisângela. “Este é o impulso para fazer o futuro do país dar certo com os jovens de hoje”, acrescenta Áurea Binz.
CAMINHOS PROFISSIONAIS
O projeto, dividido em cinco etapas, era destinado a jovens de 15 a 18 anos. No primeiro encontro foram mostrados cases de sucesso, com a participação de empresários que começaram pequenos, humildes e, devido às suas batalhas e dedicação, se desenvolveram e obtiveram o sucesso.
Depois foi a vez das relações humanas, apresentando aos jovens modos de se comunicar, portar-se em eventos e entrevistas de emprego, noções de ética, direito e cidadania, entre outros assuntos. As finanças pessoais também foram abordadas em outro encontro, tratando dos valores para a vida.
A questão do empreendedorismo foi trazida na quarta etapa, permitindo com que os jovens tivessem um contato direto com a rotina da indústria e conhecendo a importância de cada profissional. O encerramento foi realizado com uma palestra motivacional. Todos os instrutores são funcionários da Sulprint.
RESULTADOS
Segundo a gerente de RH, a satisfação dos alunos foi total. “Gostamos muito do resultado. Atingiu todas as nossas expectativas”, comentou Elisângela, acrescentando que foi dada a oportunidade para jovens que vivem no abrigo municipal. “Eles perceberam que é possível ter uma perspectiva de vida”, complementou.
A participante Paloma Ferreira Machado ressaltou a importância do projeto em depoimento. “Foi muito bom ter essa oportunidade. Aprendi coisas importantes para o meu desenvolvimento profissional. Além de conhecer pessoas novas, fiz novas amizades e tive a oportunidade de conhecer a empresa. Sentirei falta do projeto”.
Divulgação/Sulprint

Os participantes do projeto junto com empresários e realizadores
Divulgação/Foco Empreendedor

Caminhos Profissionais tem fé no país do amanhã














