Início Geral Feira do Livro começa amanhã

Feira do Livro começa amanhã

Everson Boeck
[email protected]

A 27ª edição da Feira do Livro, evento considerado o mais importante da área cultural de Santa Cruz do Sul, terá início nesta sexta-feira, às 19h30min. A abertura do evento será na Praça Getúlio Vargas, onde tradicionalmente ocorre a Feira, e contará com a participação de autoridades, comunidade e a apresentação do Coro Masculino da Afubra. Com o tema “Ler Transforma”, o evento acontecerá de 5 a 14 de setembro, este ano tendo como patrono Aldyr Garcia Schlee e a homenageada Lélia Almeida, ambos gaúchos.
Conforme a gerente da unidade local do Sesc, Roberta Pereira, uma das novidades este ano está na infraestrutura. “Além dos dois palcos, teremos 1.800 metros quadrados de área coberta, isto é, a comunidade pode ficar despreocupada. É o ano com maior estrutura coberta. Se chover as pessoas vão poder circular sem se molhar”, salienta. Ela também destaca que haverá 19 livreiros comercializando seus livros e dois sebos, um de Santa Cruz do Sul e outro de Porto Alegre.
A homenagem à escritora Lélia Almeida acontecerá na sexta-feira, durante a abertura da Feira do Livro. Lélia também estará no dia 8, às 19h30, no auditório central da Unisc, em um bate-papo com a escritora Valesca de Assis. Mediado pela professora Fabiana Piccinin, do Curso de Comunicação Social, o tema será literatura feminina. Já o patrono do evento, Aldyr Garcia Schlee, estará em Santa Cruz no dia 11. Nesta data, às 9h30, haverá uma homenagem a ele no palco principal, na Praça Getúlio Vargas, e em seguida, às 10h, uma coletiva de imprensa. À noite, às 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, ele participará de um bate-papo mediado pelo professor e Pró-Reitor de Graduação da Unisc, Elenor Schneider.
Com o tema “Ler Transforma”, o evento pretende mostrar o poder transformador da literatura. “Acreditamos que a leitura possa transformar as pessoas, assim como transformou a evolução do homem ao longo da história”, explica Roberta. A gerente do Sesc também frisa a importância da participação dos professores. “Sempre lembramos aquele professor que nos incentivou a ler e realmente eles são uma referência nas escolas e nas comunidades. São eles que motivam os jovens e crianças a se aproximarem dos livros. Felizmente há representantes de diversas escolas aqui e esperamos que todos se engajem para que tenhamos um evento maravilhoso”, considera.
Quanto à programação, a diretora da unidade local do Sesc frisa que foi pensada para todos os públicos, um evento voltado para as crianças que não sabem ler até a terceira idade. “Haverá espaços para todos os públicos e todas as idades. Estamos ansiosos e animados”, afirma. Roberta também enfatiza a presença de outros escritores que lançarão livros e revistas no Espaço dos Escritores. Haverá, ainda, Mostras Literárias, Exposições e muito mais.
O horário de funcionamento da Feira será, na primeira sexta-feira, das 19h às 22h. Na próxima semana, de segunda a sexta-feira será das 8h30 às 19h. Aos sábados será das 9h às 21h e, aos domingos, das 14h às 19h / Livreiros das 10h às 19h. A Feira do Livro é uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc), Prefeitura Municipal e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com o patrocínio de Sicredi, Xalingo, Pioneer Sementes, Unimed VTRP e Oktoberfest.

Arquivo/RJ

Comunidade poderá visitar a feira de 5 a 14 de setembro na Praça Getúlio Vargas