EVERSON BOECK
[email protected]
Com o objetivo de incentivar o consumo de peixe e fomentar a produção no município, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Associação Santacruzense de Produtores de Peixes (ASPP) realizaram na segunda-feira, 11, a 4ª Feira do Peixe de Carnaval. Durante o dia as feiras rurais comercializaram ao todo 1.200 quilos de pescado. O produto foi disponibilizado por diversos produtores nas feiras rurais central, que fica ao lado do Cemai, no Parque da Oktoberfest, situada próximo ao Corpo de Bombeiros; e no bairro Arroio Grande.
O secretário municipal de Agricultura, Zeno Assmann, acredita que o objetivo do evento foi atingido. “Sem dúvida a proposta foi válida. Queremos criar nas pessoas o hábito de comer peixe, carne branca e saudável, e com isso incrementar a produção desta cultura aqui em Santa Cruz. Os produtores e a comunidade saíram satisfeitos da Feira”, avalia.
Assmann ressalta que este mercado pode crescer muito. “Temos muito para oferecer. Prova disso é que todas as segundas, quartas e sextas os produtores comercializam peixe, mas muitas pessoas não sabem e acabam procurando só nas feiras maiores”, comenta.
Segundo o secretário, a Feira do Peixe de Carnaval foi uma preparação para a Feira do Peixe que ocorrerá no dia 29 de março, Sexta-Feira Santa. “A Feira do Peixe de 29 de março será muito maior, quase 30 produtores participam oferecendo seus produtos. No entanto, também queremos fazer a feira do peixe em outras datas durante o ano”, adianta.
A carpa capim eviscerada, uma das mais procuradas, foi comercializada ao preço de R$ 9,50 o quilo e as carpas Húngara, Cabeça Grande e Prateada custaram R$ 7,50 o quilo.














