Início Economia Fepam indica os balneários da região próprios para banho

Fepam indica os balneários da região próprios para banho

Praia Carlos Larger, em Candelária, é um dos balneários onde a água está própria para banho conforme levantamento realizado pela Fepam

Tiago Mairo Garcia

O forte calor registrado nos últimos dias tem sido um convite para quem busca sombra e água fresca. Muitos rumam para o litoral, outros optam por piscinas particulares ou clubes sociais, mas há quem escolha os balneários disponíveis pela região. Em pesquisa divulgada na última sexta, 27, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) informou o segundo boletim de balneabilidade das praias e balneários do Estado para a temporada 2019/2020. As avaliações mostraram que entre os 92 pontos analisados, somente oito estão impróprios para banho. 
Foram considerados impróprios a praia Recanto das Mulatas (Barra do Ribeiro), Balneário Fernando Schilling (Jaguari), Praia do Encontro (São Jerônimo), Balneário Valverde Pontal da Barra, Santo Antônio, Frente ao hotel na Praia do Laranjal e Balneário dos Prazeres (Pelotas) e Lagoa do Peixoto (Osório).
Na análise realizada pela Fepam, todos os balneários do Vale do Rio Pardo e Vale do Jacuí pesquisados foram considerados próprios para banho.  Os locais de coleta estão recebendo placas identificando a condição de própria para banho. O projeto Balneabilidade é realizado pela Fepam desde o verão de 1979/1980. As coletas são feitas semanalmente e neste veraneio os boletins informativos serão divulgados todas as sextas-feiras até o dia 28 de fevereiro de 2020.
O Balneabilidade é coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam e faz parte do RS Verão Total, programa que contempla todas as ações do governo do RS na temporada 2019/2020. Os veranistas podem conferir a situação da balneabilidade das praias e balneários do Estado pelo site (estado.rs.gov.br) ou no web aplicativo. (Com informações do Governo do Estado do RS)

Os balneários da região analisados
Praia Nova (Cachoeira do Sul – rio Jacuí), Praia Carlos Larger (Candelária – rio Pardo), Balneário Cachoeirinha (General Câmara – rio Jacuí) e Balneário Santa Vitória (Rio Pardo – rio Jacuí). Todos foram considerados próprios para banho.