Início Geral Festa da Alegria | Resultado financeiro da 38ª Oktoberbest é positivo e...

Festa da Alegria | Resultado financeiro da 38ª Oktoberbest é positivo e ultrapassa R$ 1,1 milhão

Balanço final foi apresentado pela Assemp na terça-feira, 12, à prefeita e ao presidente da Câmara de Vereadores

Representantes da Assemp entregaram balanço financeiro da festa à prefeita Helena Hermany
Rodrigo Assmann

Na manhã de terça-feira, 12, a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), parceira da Prefeitura na realização da maior festa alemã do Rio Grande do Sul, apresentou os resultados financeiros da 38ª Oktoberfest e Feirasul, ocorrida de 5 a 8, 11 a 15 e 20 a 23 de outubro, em Santa Cruz do Sul. A reunião no Salão Nobre do Palacinho da Praça da Bandeira teve a presença da prefeita Helena Hermany (Progressistas) e do presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Trevisan (PSDB). De acordo com o balanço apresentado pela entidade, a Festa da Alegria teve um saldo positivo de R$ 1.159.077,77 e um público pagante de 121.765 mil pessoas.

O presidente da Assemp, Ricardo Bartz, exaltou que os números registrados ao longo da festa e posteriormente destacam o empenho para que a edição ficasse marcada na história da Oktoberfest. “Os dados refletem a boa parceria realizada entre as entidades empresariais e o Poder Público. Fizemos uma grande festa e evidenciamos a relevância que a Oktoberfest tem tanto para Santa Cruz quanto para o Rio Grande do Sul”, destacou Bartz.

Segundo o relatório, as receitas da Oktoberfest totalizaram R$ 11.454.325,07. O maior faturamento foi alcançado com a venda de bebidas, R$ 3.981.674,02, seguido pela comercialização de ingressos (R$1.993.399,40), Feirasul (R$ 963.614,29) e gastronomia (R$ 792.500,00). As despesas somaram R$ 10.295.247,30, sendo atribuídas, principalmente, à compra de bebidas (R$ 2.079.565,28), eventos (R$ 1.613.301,44), obras e infraestrutura (R$ 1.034.348,13) e implementação da grande novidade do evento, o Oktober Karte, sistema cashless utilizado para pagamento na gastronomia (R$ 770.528,49).

Durante os 13 dias da 38ª Oktoberfest, foi contabilizado um público circulante de aproximadamente 400 mil pessoas, considerando aquelas que acessaram gratuitamente o parque na abertura e nos horários de gratuidade, nos dias da Maturidade Ativa e da Criança, expositores e prestadores de serviços, bem como os envolvidos nos três desfiles temáticos. O movimento financeiro em Santa Cruz do Sul foi estimado em tonro de R$ 50 milhões e gerou cerca de 5 mil empregos diretos.

Consumo

Nos 50 pontos de alimentação e bebidas da Festa da Alegria, que comercializaram lanches, buffet, comida típica, costelão, entre outras iguarias, foram consumidos 197.142 itens de alimentos e 48 mil litros de refrigerante e água. O consumo de bebidas da Eisenbahn e da Coca-Cola foi expressivo. “Batemos um novo recorde de consumo de chope, chegando a 184 mil litros, quase 30 mil litros a mais do que o registrado em 2022”, frisou Bartz. Graças ao Oktober Karte, utilizado para controle de consumo de bebidas e alimentação, a Oktoberfest passou a ter referência sobre o volume de vendas durante o evento.

Outro número significativo foi registrado pela agroindústria familiar. As vendas dos 40 expositores chegaram a R$ 591.929,00 durante a 38ª Oktoberfest. Ao todo, foram 30 agroindústrias focadas na comercialização de produtos coloniais como cucas, bolachas, conservas, geleias, doce de leite, embutidos, erva-mate, mel, queijos, salames e sucos, entre outros, e dez dedicadas à venda de flores e folhagens, artesanato rural e sementes crioulas.

Solidariedade

Com a cobrança do ingresso solidário para os shows nacionais de Ana Castela, Henrique & Juliano, Maiara & Maraísa, Alexandre Pires e Hugo & Guilherme, foram arrecadadas 7,4 toneladas de alimentos, que correspondem a R$ 45,2 mil em dinheiro. Os donativos foram distribuídos para as entidades cadastradas no Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Além disso, a ação também contemplou o Grupo do Bem, com uma doação em dinheiro de R$ 2,1 mil.