Início Especiais Flamengo do Arroio Grande chega aos 69 anos

Flamengo do Arroio Grande chega aos 69 anos

Fotos: José Carlos Ferreira
Com patrimônio invejável, SCBR Flamengo atua em várias áreas:
possui estádio, ginásio de esportes e sede social

A Sociedade Cultural, Beneficente e Recreativa Flamengo, tradicional clube esportivo e social de Santa Cruz do Sul, completou 69 anos de idade na segunda-feira. Prestes a se tornar setentão, a agremiação do Bairro Arroio Grande foi fundada em 9 de maio de 1953 e sempre se destacou em campeonatos amadores de futebol do município e da região, além de manter atividades em outras modalidades e de servir de palco e promover diversos eventos para a sociedade de modo geral.


O Flamengo se destaca pela sua estrutura, que contempla o Estádio da Timbaúva – na Rua Antônio Kipper –, o ginásio de esportes, campo de futebol 7 com grama sintética e a sede social, na Rua Carlos Baumhardt. O clube possui em torno de 200 associados inscritos, porém cerca de 100 estão ativos atualmente, reflexo da pandemia de covid-19, pois as atividades diminuíram nos últimos dois anos, mas, agora, aos poucos, dirigentes e colaboradores retomam as ações, a fim de atrair novamente o seu público.


O presidente Paulo Machado conclama os rubro-negros do Arroio Grande a voltarem às atividades da Família Mengo. “Conseguimos fazer a retomada. Os sócios estão retornando. O Flamengo é forte, dá todo o apoio, colaboramos com todas a sociedade. Então, apoiem o Flamengo”, enfatiza o dirigente, que já anuncia para o dia 11 de junho uma festa na sede com músicas dos anos 1970/80.

História de tradição no campo

A área onde se encontra a estrutura do Flamengo foi doada pela família Telöken antes da fundação do clube, em 1953. O estádio passou a ser conhecido como Timbaúva em razão de uma árvore de mesmo nome que havia ao lado do campo de futebol, uma referência e, claro, lugar onde os torcedores se reuniam para assistir aos jogos com a cobertura de uma sombra. Já sede social ficava em terreno de Romecildo Bastos, entre a Avenida Euclydes Kliemann e a Rua São Roque.


Entre as principais conquistas do Flamengo está o de pentacampeão citadino entre 1959 e 1963. Também foi várias vezes vice-campeão. Em 1990, sagrou-se campeão do Municipal de Santa Cruz do Sul. O clube também possui registros de enfrentamentos fortes contra os profissionais Avenida e Santa Cruz, e recebeu visitas de Grêmio e Internacional ao longo da sua história.