Início Geral Fogo Simbólico chegou a Santa Cruz do Sul nessa segunda-feira

Fogo Simbólico chegou a Santa Cruz do Sul nessa segunda-feira

Prefeito Telmo Kirst recebeu a chama simbólica nessa segunda-feira

A segunda-feira iniciou no município com a chegada do fogo simbólico conduzido pela Liga de Defesa Nacional, marcando a Semana da Pátria. A solenidade de recepção da chama vinda de Venâncio Aires foi realizada na manhã dessa segunda-feira, 20, na Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul. Este ano o tema nacional da Semana da Pátria é denominado Projeto Rondon – Há meio século semeando o civismo, o tema estadual é Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul e o tema municipal ficou denominado Resgatando a memória da Educação de Santa Cruz do Sul.
O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. 
O objetivo é contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da cidadania do estudante universitário e com o desenvolvimento sustentável, o bem estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes com habilidades universitárias proporcionando ao estudante conhecimento de aspectos peculiares da realidade brasileira; contribuir com o fortalecimento das políticas públicas, atender às necessidades específicas das comunidades sancionadas; desenvolver no estudante um sentimento de responsabilidade social, espírito crítico e patriotismo; contribuir para o intercâmbio de conhecimento entre as instituições de ensino superior, governos locais e lideranças comunitárias. 
Segundo a Secretária de Educação Jaqueline Marques o momento é de agradecer a todos, “a chama é acesa todos os dias em cada gesto e cada ação do município”, frisou. “O momento é de resgate da história, da educação e de Santa Cruz do Sul”, disse, destacando o tema municipal da Semana da Pátria.
A comissão organizadora é formada pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, 23º Batalhão de Polícia Militar, 6ª Coordenadoria Regional de Educação, 7º Batalhão de Infantaria Blindado, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Grupo Escoteiro McLaren, Grupo Escoteiro São Luiz, Grupo Desbravadores, 2º BRBM – Comando Rodoviário de Santa Cruz do Sul, Sesc e Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB.
Após a solenidade, o fogo simbólico foi conduzido pela comissão responsável até o quartel do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), onde permanecerá acesso até início da programação em Santa Cruz do Sul. No sábado, dia 1º de setembro, será realizada oficialmente a abertura da Semana da Pátria, às 9 horas na Praça Getúlio Vargas e na sexta-feira, 7, o dia será marcado pelo Desfile Cívico Militar, a partir das 9 horas na Rua Ernesto Alves.