Início Geral Força-Tarefa fiscaliza supermercado no centro

Força-Tarefa fiscaliza supermercado no centro

Grasiel Grasel
[email protected]

Estabelecimento teve produtos apreendidos

Na manhã desta terça-feira, dia 3, a Força-Tarefa Segurança Alimentar realizou mais uma ação de fiscalização em um supermercado de Santa Cruz. Desta vez, mercadorias foram recolhidas por estarem fora da temperatura mínima exigida para gondolas resfriadas, bem como alguns itens fora do prazo de validade. Na segunda-feira uma casa colonial já havia sido alvo da equipe, onde foram apreendidos mais de 650kg de alimentos impróprios para consumo.

Nesta segunda fase da operação, o supermercado localizado na Avenida do Imigrante teve iogurtes, lanches, manteigas, embutidos e outros produtos que necessitam de resfriamento recolhidos, somando cerca de 200kg de alimentos que foram descartados no aterro sanitário. “Aqui a gente encontrou situações mais pontuais, de algumas validades vencidas. O mais crítico foram produtos fora da temperatura”, explicou Lizete Plotzki, coordenadora da Vigilância Sanitária

Um processo administrativo sanitário será instaurado contra a empresa, bem como outras sanções que os órgãos da Força-Tarefa Segurança Alimentar julgarem necessários frente aos autos do processo. O mercado segue funcionando normalmente, mas recebeu orientações para se adequar aos padrões exigidos.

Produtos de gôndolas resfriadas foram apreendidos e descartados

Segundo Lizete, não é possível definir quais serão as outras consequências além da apreensão e descarte dos produtos impróprios, pois a tramitação do processo é longa. “Esse procedimento administrativo sanitário é feito pelo fiscal e depois julgado pela autoridade sanitária, aí é definido se o mercado vai ser advertido, se vai receber uma multa e o valor dessa multa”, disse, adicionando que os prazos para cada etapa são longos.

A ação se tratou de um trabalho conjunto da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria de Agricultura, Procon e Ministério Público, contando também com o apoio da Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex) e da Guarda Municipal.

O Riovale Jornal tentou contatar a administração do supermercado, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Órgãos da Prefeitura e do Estado trabalharam juntos na segunda fase da operação