Início Geral Formiguinhas levam amor e presentes ao Bairro Margarida

Formiguinhas levam amor e presentes ao Bairro Margarida

Foto: Divulgação/RJ
Evento reuniu cerca de 250 crianças cadastradas pela Escola Nossa Senhora de Fátima e a Emei Margarida

Lavignea Witt
[email protected]

Solidariedade ao próximo. Esse é o principal objetivo das Formiguinhas Solidárias, grupo remanescente da campanha Ame Juju, realizada no final de 2020. E a Páscoa não iria passar em branco para as assistentes do Bairro Margarida. Na última terça-feira, 12, houve uma ação solidária em torno da data comemorativa, com diversas atividades, como entrega de ninhos, distribuição de lanches, serviço de corte de cabelo e oficinas lúdicas.


Zoraia Pereira, uma das integrantes do Formiguinhas, contou que o evento reuniu cerca de 250 crianças cadastradas pela Escola Nossa Senhora de Fátima e a Emei Margarida. Além das crianças do bairro, as famílias também foram convidadas para prestigiar o evento. “Nosso grupo tem esse olhar. Não queríamos simplesmente chegar no bairro e entregar ninhos de Páscoa para as crianças. Nosso desejo era conversar com as pessoas, sentar com elas, dar um pouco de atenção, tomar um café ou um chimarrão e foi o que a gente conseguiu fazer nessa ação”, sublinhou.


Todas as atividades e serviços oferecidos durante a ação foram feitos pelo grupo das formiguinhas. “Fizemos as pipocas, os sanduíches, cuidamos da feira de doação de roupas, enfim, tudo foi feito pela gente. Conseguimos muitas doações, que foram compartilhadas com os pais e os filhos”, relatou, satisfeita, Zoraia. Ela comentou que a oficina lúdica foi um dos destaques na ação, onde as crianças puderam usar toda a sua criatividade na pintura de desenhos.


ASSISTÊNCIA PARA MÃES SOLO

As Formiguinhas Solidárias também promovem um projeto no Bairro Margarida com o objetivo de ajudar as mães solo, que são inteiramente responsáveis pela criação de seus filhos. “Nós atendemos, em média, 30 mães e elas recebem doações a partir do que nós recebemos. Conseguimos ajudá-las com cesta básica, remédios, algum exame médico que seja necessário que elas façam com seus filhos e outras coisas. Na ação de Páscoa, também aproveitamos para fazer o cadastro de mulheres que foram nos pedir auxílio, sem olhar de julgamento, porque isso não cabe a nós. O que queremos mesmo é ajudar em suas vidas, dar apoio para que façam um currículo, consigam trabalhar. Isso é possível fazer quando estamos juntos. A gente vê a realidade dessas mulheres e passamos a apoiá-las junto ao projeto”, esclareceu Zoraia.


A formiguinha garante que participar do grupo é uma honra, especialmente pela transformação que ele faz na vida social das crianças e pelo apoio que dá para as mães solo. “A campanha da Juju terminou, foi uma vitória para todas nós e agora a gente continua como Formiguinhas Solidárias para poder ajudar toda a comunidade. Para nós isso é motivo de grande contentamento e satisfação”, definiu.