Início Geral Germano Kelber comemora 35 anos junto à Apopesc

Germano Kelber comemora 35 anos junto à Apopesc

Foto: Divulgação/RJ
Kelber, de 86 anos de idade, já ocupou diversos cargos na diretoria da Apopesc

Ana Souza
[email protected]

Uma trajetória marcada pela dedicação aos aposentados e pensionistas. Assim é a vida de Germano Fernando Kelber, que nessa sexta-feira, 15, completou 35 anos de atuação junto à Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul (Apopesc). A entidade foi fundada em 1º de outubro de 1962, sendo filiada à Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul (Fetapergs) e à Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap).


Kelber, de 86 anos de idade, já ocupou diversos cargos na diretoria da Apopesc. Ingressou em 15 de abril de 1987 e por vários anos foi presidente e vice da entidade, sendo o atual primeiro mandatário até 2024. “São 35 anos de lutas e conquistas dedicadas aos aposentados e pensionistas. Não consigo me ver longe do que faço, é a minha vida. Meu maior sonho foi realizado quando da inauguração da sede própria, em 27 de março de 2009. Eu estava como presidente naquele ano. A sede oferece diversos benefícios aos associados de Santa Cruz do Sul e do Vale do Rio Pardo. Quero aproveitar para agradecer aos membros da diretoria e às funcionárias de Santa Cruz e também de Porto Alegre. Sem eles eu nada seria”, contou, emocionado.


Diversos eventos foram realizados pela diretoria da Apopesc ao longo da gestão do presidente. E mais atividades de integração vêm por aí. No dia 10 de junho, haverá a terceira edição da Tarde de Integração da Terceira Idade. A programação iniciará às 14 horas com palestra da Óticas Diniz sobre saúde visual, seguida de ginástica laboral com a doutora Elisa Eisenberger; Momento Saúde com a Farmácia Associadas Santafarma e Momento Saúde com a massoterapeuta Leila Schneiders; chá da tarde e sorteio da rifa.


“Haverá outro grande evento, alusivo ao Dia do Aposentado e à data de fundação da Fetapergs, que comemoraram em 24 de janeiro, mas, devido à pandemia, não pôde ser realizado. Iremos fazer uma grande festa em 22 de julho, na cidade de Feliz. Aposentados e não aposentados estão convidados. Haverá ônibus às 7 horas, saindo de Santa Cruz. Será uma grande confraternização, com lanches, almoço e dança de integração. Os convites serão vendidos no valor de R$ 50,00. O transporte terá 50% de desconto oferecido pela Federação”, frisou Kelber.

HISTÓRICO

Natural de Santa Cruz do Sul, Germano Fernando Kelber nasceu em 14 de julho de 1935. Integrante da Força Aérea Brasileira (FAB) na Base de Porto Alegre (Bapa), no 1º/14º Grupo de Aviação (GAV) do Esquadrão Pampa, em 1954 – atual Base Aérea de Canoas (Baco). Se aposentou como aeronauta e bancário no ano de 1985.


Já aposentado e ainda morando em Porto Alegre, Kelber foi membro efetivo da diretoria da Fetapergs, a convite do fundador da entidade, Divo do Canto. Ingressou em setembro de 1985 e ainda faz parte da federação. Também participou, em duas gestões, do Conselho Deliberativo da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, em Brasília.


Entidade terá live hídrida ‘Pensando uma cidade para os idosos’


A Apopesc desenvolverá na próxima terça-feira, 19, das 14 às 15 horas, em sua sede (Rua 7 de Setembro, 503), o projeto “Pensando uma cidade para os idosos”, em conjunto com a Fetapergs, Associação Brasileira de Aposentados (ABA) e Associação Nacional de Gerontologia (ANG) do Brasil. É uma ação forte de responsabilidade social pelos direitos do idosos, verificando vulnerabilidades e conquistas.


O evento será em formato de live híbrida e terá como pauta diagnosticar ações executadas ou a serem implementadas no município, com base nos indices de desenvolvimento para a longevidade (IDL), da Fundação Getúlio Vargas, com indicadores para saúde, bem-estar, habitação e transporte, entre outros. Diversas autoridades foram convidadas, entre elas a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (Progressistas), representantes do Centro de Referência do Idoso, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Unisc.