Alyne Motta
[email protected]
Eduardo Rocha
Vivência no campo retratada em livro
Unir fotos e poesia num só local. Assim é o livro “Os olhos do campo”, uma parceria do fotógrafo Eduardo Rocha e do músico e poeta Gujo Teixeira. A obra, com lançamento previsto para o fim de junho, possui 100 páginas que deixam registrada e divulgam a vida no campo.
De acordo com o fotógrafo, natural de Dom Pedrito, a inspiração para o trabalho é o cotidiano que os antepassados viveram, e que diversas pessoas ainda vivem. “Eles representam nossa essência. Em algum momento todos tivemos alguma ligação com o campo, um avô, um pai, um tio”, revela Eduardo.
O livro, que fala de amor, saudade e alegrias, é baseado nos cinco sentidos de uma forma poética, e por isso impactante. Para Maurício Perucci, diretor regional da Claro, empresa parceira da obra, fotografia e poesia são, indubitavelmente, formas de expressão complementares.
“Filtrados pelas lentes de Eduardo Rocha, os cenários gaúchos rimam sensações com a mesma delicadeza com que os poemas de Gujo Teixeira materializam lindas imagens em nosso subconsciente. A obra ‘Os Olhos do Campo’ combina a excelência de duas formas artísticas e nos propicia uma experiência única”, escreve Maurício.
José Henrique Hornung
Eduardo Rocha cresceu no campo, permitindo uma relação de proximidade
O diretor regional ainda complementa afirmando que, através das páginas do livro, embarcamos em uma viagem pelos recantos do Rio Grande do Sul e pelos confins da alma do povo gaúcho. “Nosso orgulho maior é dizer que nascemos aqui e que, folheando as páginas desse belo livro, nos sentimos em casa”, acrescentou.
A ideia inicial era uma tiragem de cinco mil exemplares, os quais seriam entregues aos executivos da empresa de telefonia. Porém, a recepção foi tão boa que eles decidiram levar o projeto adiante. “Foi uma união de duas artes. Deu um brilho para as fotos e para os poemas”, relatou o fotógrafo ao site do Galpão Crioulo.
PARCERIA E LANÇAMENTO
A parceria com Gujo iniciou em 2011, com o calendário “Vidas Rurais”. Sobre suas fotos, artistas e poetas escreviam sobre o que elas representavam. “Ali conheci o Gujo e de lá pra estamos desenvolvendo e realizando projetos culturais”, comenta o fotógrafo, que também fotografou para o disco “Cordeona-me”.
Alguns lançamentos estão sendo programados com a presença de artistas que já interpretaram diversos poemas de Gujo Teixeira. O livro poderá ser encontrado, de forma rápida, nas redes sociais, além de feiras do livro e livrarias do interior do Rio Grande do Sul.
Reprodução/Eduardo Rocha
Livro busca registrar e divulgar a vida no campo
O fato de ter nascido e crescido no meio rural, em contato com os animais, facilitou o seu olhar em relação ao campo. Começou a fotografar no ano de 2006, em São José dos Ausentes. “Em 2008 foi meu primeiro trabalho com os Cavaleiros da Paz, de lá pra cá acompanhei eles pela Patagônia, África e Canadá”, relembra.
Eduardo também tem uma relação muito boa com artistas, pois tem projetos paralelos que unem trabalho e cultura gaúcha. A agência publicitária fundada pelo fotógrafo se dedica, principalmente, a desenvolver projetos gráficos para capas de discos de cantores regionais.














