Início Geral Frases racistas são escritas no banheiro da Unisc

Frases racistas são escritas no banheiro da Unisc

Sara Rohde
[email protected]

Até quando o ódio vai permanecer na vida das pessoas? Esta pergunta é feita todos os dias, sempre que uma cena de racismo é vista. E desta vez, o banheiro da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc foi o alvo de ameaças e dizeres racistas.
Entenda o caso: O estudante de Comunicação Social da Unisc, Jonatan Pacheco, denunciou através das redes sociais frases racistas escritas nas portas do banheiro localizado no bloco 13 do educandário. A denúncia de Jonatan dizia o seguinte: “Não sei qual o objetivo da pessoa que fez isso, mas não vai nos impedir de alcançar o nosso objetivo. E cara, se a gente descobrir quem foi que fez aí que vai ter motivo pra querer se esconder! Sim, é uma ameaça, e não preciso escrever em porta de banheiro de universidade pra isso. Vai ter sim menos preto pegando em arma e mais preto pegando em canudo/diploma vocês querendo ou não. Eu sempre disse que a pior parte do racismo e preconceito dessa cidade é a covardia, nunca se sabe de onde vem, mostrem as asinhas seus neonazistas de merda! Banheiro masculino do bloco 13 – Unisc”. A publicação teve mais de 1,5 mil curtidas e os fatos repercutiram em toda instituição de ensino e imprensa. 
Após convocação de reunião pelo DCE com alunos e reitoria, a Unisc fez o seguinte pronunciamento: Em relação aos fatos de prática de atos de racismo em sanitário da Unisc, esclarecemos que a Universidade repudia todo e qualquer ato discriminatório, estando a Reitoria providenciando medidas internas e externas cabíveis ao caso, devendo a autoridade policial ser acionada para apurar a autoria.
A Universidade tem em seu histórico e em currículos de seus cursos práticas formativas que discutem e refletem sobre a inclusão e a vedação de práticas discriminatórias.
Reafirmamos nossa Missão e Visão, vivenciadas através dos valores da ética, humanismo, democracia, cidadania, participação, compromisso comunitário, solidariedade e cooperação, qualidade, criatividade, criticidade, autonomia que indicam a maneira de ser ou de agir que a Universidade aponta à comunidade acadêmica como desejável para a realização de sua missão.
Aconteceu novamente: Após pintura das portas as mensagens propagando racismo e ódio apareceram novamente na manhã desta terça-feira, 10, dizendo morte aos negros. O que dizer sobre isto? Até quando este tipo de fato vai acontecer em pleno século XXI? A instituição deverá se pronunciar mais uma vez a respeito do acontecimento.