Início Política Fröhlich deixa Secretaria da Fazenda. Álvaro Conrad assume a pasta

Fröhlich deixa Secretaria da Fazenda. Álvaro Conrad assume a pasta

Everson Boeck
[email protected]

Nesta segunda-feira, 25, o então secretário municipal da Fazenda, Paulo Fröhlich, oficializou seu pedido de afastamento do cargo, o qual ocupava desde o início da gestão do prefeito Telmo Kirst (PP). Filiado ao DEM, Paulo garante que continua apoiando a Administração Municipal e sua relação com o Executivo não está abalada. Sem dar muitos detalhes, ele atribui sua saída a problemas de saúde. “Pedi meu afastamento por problemas de saúde, que nos últimos seis meses têm se agravado, e vou me dedicar somente à atividade de contador no meu escritório. Enquanto isso, vou focar na minha recuperação para depois, quem sabe, retornar ao governo no próximo ano ou quando o prefeito assim o quiser”, resume.
Paulo Fröhlich é contador e concorreu a vereador em 2012. Essa é a terceira vez, desde o início da gestão de Telmo, que ocorrem mudanças no secretariado. Uma delas aconteceu em março quando a Secretaria de Educação, que antes era gerida pelo secretário João Wenzel (PSDB), passou a ter a sua frente o vereador Nasário Bohnen (DEM) e Wenzel foi designado para coordenar a Secretaria de Meio Ambiente. A vaga na Câmara de Vereadores que era ocupada por Nasário foi destinada ao ex-secretário de Meio Ambiente, o vereador Raul Fritsch (PP). A segunda mudança ocorreu em abril, praticamente um mês depois, quando o vereador André Scheibler assumiu a Secretaria de Obras, no lugar de Licério Agnes. Tal alteração veio depois da criação do Partido Solidariedade (SDD) e aliança com a atual gestão.
Paulo também ficou suplente pelo partido Democratas na coligação União Democrata Progressista (PP/DEM) com 546 votos. Natural de Linha Santa Cruz, ele é liderança na localidade, estando sempre envolvido em eventos culturais e ações da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz. Nomeado pelo prefeito Telmo Kirst em janeiro de 2013, assumiu a Secretaria de Fazenda, na qual foi responsável pela unificação do sistema de fiscalização e criação da Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex).

Álvaro Conrad assume interinamente

O prefeito Telmo Kirst anunciou no final da tarde desta segunda-feira, 25, o nome do novo secretário municipal de Fazenda, que assumirá o cargo de forma interina. A partir desta terça-feira, 26, responderá pela pasta Álvaro Conrad, servidor de carreira do município.
Funcionário da Prefeitura há 37 anos, Conrad iniciou no serviço público como estafeta, atuou como tesoureiro e desde julho de 2013 estava à frente da Divisão de Análise e Desenvolvimento da Secretaria de Fazenda. “Recebi o convite com muita honra e estou disposto a trabalhar para colaborar com a administração municipal”, declarou.

Decom/PMSCS/Divulgação

Álvaro Conrad, servidor de carreira do município (E), com o prefeito Telmo

Falhas estão descartadas

Fröhlich esclareceu, também, que se colocou à disposição do prefeito Telmo para, no futuro, desempenhar qualquer auxílio ao Executivo. Embora confirmada apenas ontem, a saída do então secretário já era comentada desde a semana passada nos bastidores da Prefeitura. Fröhlich negou que um problema no sistema de informática ocorrido na semana passada – que deixou todos os órgãos municipais sem acesso ao sistema por dois dias e resultou na inviabilização de empenhos, por exemplo, podendo prejudicar a folha de pagamento – tenha sido a principal causa da decisão. “O problema já foi solucionado. Eu sairia de qualquer forma”, pontua. Conforme nota divulgada ontem à tarde pela Prefeitura, “o governo municipal descarta totalmente esta hipótese. Tanto é verdade que, em dezembro do ano passado, ele (Paulo) já havia enfrentado problemas de saúde que, inclusive, resultaram em uma internação hospitalar”.
Ainda, segundo a nota, o ex-secretário marcou sua atuação no governo municipal com a instalação de processos que visam estabelecer a justiça fiscal e o controle dos gastos relacionados ao orçamento municipal. Durante o período em que Fröhlich respondeu pela pasta, o município superou a meta de arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por dois anos consecutivos, seguindo rigorosamente as metas do governo Telmo Kirst, que resultaram num superávit de R$ 4 milhões em 2013.
Ao compreender e aceitar o pedido de Fröhlich, o prefeito Telmo Kirst manifestou que as portas do Executivo permanecem abertas, em reconhecimento ao seu inestimável valor como pessoa, sua capacidade como contador e seu legado deixado na Administração Municipal enquanto político. “Agradeço a sua colaboração ao longo destes 18 meses e desejo pleno êxito no retorno das suas atividades profissionais e pronto estabelecimento das suas condições de saúde”, declarou.

Decom/PMSCS/Divulgação

Fröhlich estava à frente da Secretaria da Fazenda desde o início da atual gestão