
Foto: Buda Mendes/Divulgação/Fifa
A 515 dias da Copa do Mundo Feminina de 2027, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) apresentou no Rio de Janeiro o emblema e o slogan oficial do torneio. A marca une as letras M e W, representando “mulher” e “mundo” em português e inglês, formando ainda um losango que remete à bandeira nacional e à geometria de um campo de futebol. O troféu da competição aparece em destaque no símbolo.
O slogan escolhido, “Go Epic”, convida torcedores a participarem de uma “jornada memorável no Brasil”. A identidade sonora também foi revelada, inspirada em ritmos brasileiros, com percussões ligadas ao samba e à herança afro-brasileira. “O Brasil vive e respira futebol, e já dá para sentir por aqui a empolgação em receber o mundo todo e sediar um evento histórico”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante a cerimônia realizada em um hotel carioca.
Ícones do futebol feminino e masculino participaram do lançamento. A ex-jogadora Formiga, hoje diretora de Políticas de Futebol e Promoção do Futebol Feminino no Ministério do Esporte, esteve ao lado da atacante Cris Rozeira. “Espero que possamos aproximar os torcedores ao futebol feminino e que possamos mudar, dia a dia, a estrutura do futebol feminino”, destacou Formiga.
Entre os representantes do futebol masculino, Cafu e Ronaldo Fenômeno reforçaram o apoio ao torneio. “Eu sou brasileiro mais animado. Acho que merecíamos a Copa no nosso país perante tudo o que essas meninas fizeram para que esse momento chegasse. Quando as condições eram precárias, vocês fizeram com que o futebol feminino fosse reconhecido mundialmente. O dia é de vocês”, declarou Cafu, capitão do pentacampeonato.

Foto: Buda Mendes/Divulgação/Fifa
Infantino também mencionou a Copa do Mundo masculina de 2026, afirmando que “vai ser espetacular. O mundo necessita de união e alegria e vamos levar alegria nesse mundial”. Após o lançamento, a Fifa homenageou campeões mundiais da seleção brasileira: Pepe (1958), Mengálvio (1962), Jairzinho (1970), Bebeto (1994) e Cafu (2002).
Para o público, a praia de Copacabana foi palco de atividades culturais e esportivas, com pinturas representando as oito capitais-sede da competição e uma partida promocional entre lendas da Fifa e ex-jogadoras, acompanhada por crianças de projetos sociais voltados ao futebol feminino.
Com informações da Agência Brasil

Foto: Wagner Meier/Divulgação/Fifa














