Início Geral Galerias já estão sendo instaladas

Galerias já estão sendo instaladas

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Apesar das chuvas que atrasaram o início das obras no Acesso Grasel de Santa Cruz do Sul, e que causaram uma pausa no trabalho no início dessa semana, o trabalho de instalação das galerias para drenagem da água no local está cerca de 80% concluído. A expectativa, de acordo com o secretário municipal de Obras, Leandro Kroth, é de que tudo esteja pronto em no máximo duas semanas. Tudo dependerá, porém, da colaboração do clima. 

De acordo com o secretário que também é engenheiro, nos três primeiros dias de trabalho, ainda na semana passada, a equipe da Secretaria de Obras se concentrou na escavação do trecho onde as novas galerias seriam colocadas. Em seguida, ainda na sexta-feira, cerca de 40 peças da nova galeria já haviam sido instaladas e uma camada de rochas também havia sido aplicada por cima para iniciar a parte de aterro. 

A ideia era retomar o trabalho nessa segunda-feira, dia 22, porém, com as chuvas uma pausa teve que ser feita. “Vamos ter que esperar o sol voltar e secar um pouco o local porque em algumas partes o terreno é bem íngreme e não podemos correr o risco de que uma máquina deslize”, explicou Leandro. 

Obras transformam o cenário no Acesso Grasel

De qualquer forma, o trabalho está bastante adiantado. Falta concluir a instalação das galerias e a parte de aterro, fazer os acabamentos e depois aplicar o asfalto. O secretário explica que, feito isso, também haverá uma intervenção do Departamento de Serviços no local. “Eles vão fazer o corte de algumas árvores. Isso é necessário para que a calçada possa continuar a ser construída junto ao acostamento. E eles vão aproveitar que a via está fechada e que não há a passagem de carros para fazer esse serviço com mais segurança”, aponta. 

Depois disso, a via estará pronta para ser liberada novamente. Kroth garante que o tempo total da obra não passará daquele que foi previsto, ou seja, no máximo três semanas. Dessa forma, nos primeiros dias de fevereiro a circulação de carros deverá ser permitida novamente.