Início Esportes Gaúcho A2: Vamos subir, Galo!

Gaúcho A2: Vamos subir, Galo!

Em duelo contra o Lajeadense que promete ser duro nos Plátanos, Santa Cruz precisa vencer para voltar à elite estadual

Vinícius Molz Schubert/Santa Cruz

José Carlos Ferreira

[email protected]

Chega o grande momento do Santa Cruz nesses últimos dez anos. Neste domingo, 13, o clube tem a maior oportunidade de regressar ao convício dos grandes do futebol do Rio Grande do Sul. O Estádio dos Plátanos sedia, a partir das 15 horas, a batalha definitiva pelo acesso à primeira divisão do ano que vem. Para alcançar o seu maior objetivo, o Galo precisa vencer o Lajeadense por qualquer placar, já que as equipes empataram em 1 a 1 no último domingo, 6, em Lajeado. Nova igualdade levará a definição para os pênaltis.

A praça do futebol da Rua Gaspar Silveira Martins deve receber cerca de 2,5 mil pessoas para assistir a esse jogaço pelas semifinais do Campeonato Gaúcho Série A2 – Divisão de Acesso. O vencedor segue para a elite estadual no ano que vem e ainda disputará a final da Segundona contra Guarany, de Bagé, ou Monsoon, de Porto Alegre, que se enfrentam também a partir das 15 horas deste domingo na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves – a equipe da Fronteira venceu em casa, por 1 a 0, na primeira partida.

O técnico do Santa Cruz, Daniel Franco, prevê outro confronto bastante duro contra o Lajeadense, como foi na Arena Alviazul. “É uma equipe jovem, que tem muita dinâmica de jogo, uma movimentação que nos dificultou um pouco lá em Lajeado, principalmente para impormos nosso ritmo”, observou o treinador, que alerta o seu time mais uma vez para o perigo dos lances a partir da bola parada do adversário anilado.

O comandante tem todo o elenco à disposição para este domingo e exalta a confiança interna para alcançar o objetivo do Alvinegro. “Eu tenho um grupo e não somente 11 atletas. Toda vez que eu chamo alguém para entrar no jogo, esse cara tem que dar a melhor resposta. Todos precisam estar ativos e atentos ao jogo. O grupo tem méritos, sabe se posicionar e é maravilhoso. Agora compete a nós fazer o dever de casa”, enfatizou Daniel.

Estádio lotado
Neste sábado, 12, ainda restavam ingressos a R$ 40,00 (inteiro) e R$ 20,00 (meia-entrada para idosos, estudantes, doadores de sangue e pessoas com deficiência). É possível que na bilheteria, no domingo, não tenha mais tíquetes. Sócios em dia com a tesouraria do clube e crianças até 12 anos de idade têm acesso gratuito. Daniel Franco confia na presença maciça da torcida alvinegra. “O nosso torcedor está presente em toda a competição e não vai nos faltar agora. Estejam todos no estádio, o time e o clube precisam de vocês, e eu já os parabenizo porque sei que estarão lá”, conclamou.

Presidente Schuck: “Acesso com ajuda do torcedor”

O Santa Cruz está há dez anos fora da primeira divisão do futebol profissional do Rio Grande do Sul. Justamente no ano do seu centenário, em 2013, o clube foi rebaixado para o segundo nível e depois disso frequentou inclusive a Terceirona. Aos poucos, com um trabalho bem planejado e ajustado das direções e comissões técnicas que se sucederam, o Galo se vê novamente, como há 27 anos, a um passo do retorno à elite estadual.

Presidente do Santa Cruz em segundo mandato consecutivo, o empresário Miguel Schuck, junto à sua diretoria e ao elenco de profissionais, se propôs a comandar a caminhada do clube de volta para a primeira divisão neste ano, jornada interrompida nas quartas de final de 2022 pelo Esportivo de Bento Gonçalves. “Todos no clube estão motivados, sabem da importância desse jogo contra o Lajeadense. São dez anos fora (do Gauchão Série A1), é um clube de 110 anos, completados em 2023, então tem muita coisa em jogo e todos estão bem conscientes do que precisamos fazer”, acentuou Schuck, reforçando a convocação à torcida alvinegra.

“A presença da torcida neste momento é muito importante, fundamental. Viemos em uma campanha boa, onde nos classificamos em primeiro lugar na nossa chave na primeira fase, conseguimos passar pelas quartas de final (triunfo sobre o Passo Fundo) e estamos para dar o último passo para conseguir o nosso acesso. Sabemos que não vai ser fácil, pois o Lajeadense é uma grande equipe. Mas nós também somos e estamos confiantes que, com a ajuda da torcida, vamos conseguir esse acesso. O Galo merece estar na primeira divisão”, definiu o presidente.

Lajeadense sem desfalques

Pelo terceiro ano consecutivo tentando o acesso à primeira divisão do futebol do Rio Grande do Sul, o Lajeadense vem completo para a batalha decisiva em Santa Cruz do Sul. A linha de quatro defensores era preocupação logo depois do empate em 1 a 1 com o Santa Cruz na Arena Alviazul, em Lajeado, domingo passado, mas todos se recuperaram de problemas ao longo da semana e devem iniciar o duelo nos Plátanos.

O técnico Serginho Almeida também voltar a contar mais opções na reserva, como o lateral-direito Gui Borges e o meia Luca Giovanella. Parte da torcida que lotou o estádio anilado também marcará presença na praça de esportes alvinegra neste domingo. No primeiro confronto entre Santa Cruz e Lajeadense nos Plátanos nesta temporada, o time alvinegro venceu por 2 a 0.

GAÚCHO SÉRIE A2

SEMIFINAL – JOGO 2

SANTA CRUZ X LAJEADENSE

Quando: domingo, 13, 15h.

Onde: Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul.

Transmissão: FGF TV (fgftv.com.br) e Rádio Santa Cruz AM 550.

Santa Cruz: Rafael Copetti; Jean Carlo, Micael, Tairone e Paulinho; David Cunha, Uillian Corrêa e Cris Magno; Gustavo Sapeka, Eduardo Júnior e Pablo Bueno. Técnico: Daniel Franco.

Lajeadense: Igor; Camargo, Clemente, Bruno e Alan Bald; Júlio César, Sampson e Marquinhos; Ramon, Maycon e Edson. Técnico: Serginho Almeida.

Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima, com Tiago Augusto Kappes Diel e Lucio Beiersdorf Flor; Allan Ricardo Freitas da Rosa Azevedo