Guilherme Athayde
[email protected]
Além da formatura de 372 novos soldados e a presença de seus familiares, fazendo da comemoração dos 175 anos do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) uma grande festa de confraternização entre militares e sociedade civil, as festividades pela data, no final da semana passada, contaram com a presença especial do Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, o General Giovany Carrião de Freitas.
O oficial é responsável pela brigada mais numerosa do Exército Brasileiro, contando com 13 organizações no Estado, divididos em municípios como Santa Maria (que concentra 11 de suas organizações militares), Alegrete, Rosário do Sul e Santa Cruz do Sul.
Em sua passagem pela região, o General Carrião prestigiou a tocata da banda do 7º BIB, que ocorreu na quinta-feira, 11, no Teatro do Colégio Mauá, e na sexta-feira, 12, quando ocorreu a formatura dos novos soldados. As duas ações fizeram parte da comemoração de aniversário do 7º BIB. O General de Brigada destacou a importância que o Exército Brasileiro pode fazer na formação dos jovens, que finalizaram o primeiro passo de sua vida militar.

“Para os garotos que completam a primeira fase do período básico e recebem a sua boina, eu acho muito importante essa juventude ter o contato com os valores que o Exército brasileiro cultua. Valores que levam o Exército a ser a instituição com maior credibilidade no Brasil”, pontuou.
Sobre seu trabalho à frente da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, o General Carrião fez questão de afirmar que a Brigada Niderauer, como também é conhecida, ocupa posição de destaque nas forças armadas.
“A 6ª Brigada Blindada é a brigada mais completa e mais potente do nosso Exército brasileiro. Contamos com 13 quartéis, é a brigada com o maior número de quartéis no Exército brasileiro, e somos potentes porque trabalhamos com os blindados”. Carrião lembrou também da atuação da 6ª Brigada nos últimos eventos importantes do país.
“Em Santa Cruz nós contamos com as viaturas de transporte pessoal os M-113, porém, em Santa Maria e Rosário do Sul nós temos dois regimentos que têm o blindado Leopard alemão, e também a artilharia antiaérea, com os Guepard, que atuaram na segurança dos grandes eventos do Rio de Janeiro, na Copa do Mundo, e nos Jogos Olímpicos. Estamos recebendo agora os canhões autopropulsados de artilharia M-109BR Plus, dos Estados Unidos. Isso torna a 6ª Brigada a mais forte de todo o Exército. E o 7º BIB entra nesse conjunto como o maior batalhão, para dar apoio a esses blindados”.














