Início Esportes Grêmio espera o torcedor para a estreia em casa pela Série B

Grêmio espera o torcedor para a estreia em casa pela Série B

Tricolor errou nas finalizações em Campinas e perdeu até pênalti contra a Ponte Preta (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

O Grêmio teve uma estreia frustrante na edição 2022 da Série B do Campeonato Brasileiro. O Tricolor ficou no 0 a 0 com a Ponte Preta no sábado, 9, em Campinas, pela primeira rodada. Com esse resultado, a equipe comandada pelo técnico Roger Machado ficou na 11ª posição da classificação com apenas um ponto. O Grêmio volta a entrar em campo pela competição nesta sexta-feira, 15, quando receberá a Chapecoense na Arena, em Porto Alegre.

A falta de pontaria castigou o time gaúcho no Moisés Lucarelli. Três chances claras foram desperdiçadas já no primeiro tempo, quando o Grêmio foi superior em campo. Duas oportunidades estiveram no pé direito do meia Lucas Silva, inclusive num pênalti cobrado por ele e que passou para fora à direita do goleiro Caíque França. Elias Manoel, Ferreira, Bitello e Campaz também erraram o alvo e frustraram o Tricolor no primeiro compromisso na segunda divisão.

Roger Machado lamentou o empate e não aproveitamento das chances de gol criadas, mas prevê crescimento do time no decorrer das próximas rodadas, especialmente com jogadores mais experientes que enfrentaram a Ponte. “O defensor tem uma preocupação maior com jogadores de prestígio, que se sabe que se der 30 segundos ele empurra a bola para o gol. As linhas ficam mais baixas. Vamos usar a experiência a nosso favor. O rival ver o Diego (Souza), o Elkeson, pela frente, jogadores com projeção no futebol brasileiro e mundial, agrega muito. Vamos ter o Diego mais rapidamente, o Elkeson ainda terá uma adaptação porque veio de fora”, explicou.

O treinador acredita que esses atletas experientes também vão servir de influência boa para a evolução de jovens como o atacante Elias Manoel, que tem sido orientado a dar mais opções de jogo no setor ofensivo. “O Elias é um especialista de lado que está se adaptando (ao centro). Ele tem que trabalhar o pivô, controlar de costas, no corpo, e fazer algumas diagonais quando a bola vem de corredores diferentes. Ele precisa evoluir”, definiu Roger.